Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

VISÃO PANORÂMICA: Tivemos que renascer das cinzas!


Durante muitos anos, depois que saímos da tutela da União e deixamos de ser um território federal para nos transformarmos em mais um estado brasileiro, tivemos até um retrocesso com respeito ao crescimento e investimentos público nas áreas que lhe dizem respeito. Até mesmo depois do nosso estado se estruturar e aumentar paulatinamente a arrecadação de impostos, não observamos o devido retorno na educação, saúde, segurança e etc. E o que mais me deixou chateado, foi ter que votar em todas as eleições para o executivo, e principalmente para o legislativo com uma certa esperança e sempre ficar frustrado com as atuações pífias e até "vergonhosas" dos nossos políticos, para não dizer coisas piores.

Hoje já consigo enxergar uma luz no fim do túnel. Como diz aquele velho ditado: "Depois da tempestade vem a bonança!". Pois é, após a passagem de um furacão pelo nosso querido estado, todo o país pôde ver através da mídia nacional e até internacional, a podridão política em que estávamos atolados. Nestes momentos terríveis de nossa história, houve até ameaças de uma intervenção política em nosso estado, porém ao meu ver, foi mais uma tentativa fracassada dos nossos políticos vizinhos para nos desmoralizar mais ainda.

 Como eu disse, tivemos as nossas entranhas abertas e expostas ao público. O povo desta vez reagiu com firmeza e sabedoria, exigindo uma apuração justa de todos os fatos delituosos, praticados por todos os envolvidos. Graças a Deus tivemos uma resposta quase que imediata do Ministério público e da Justiça e conseqüentemente da Polícia Federal, fazendo uma devassa em todos os poderes constituídos do estado, recolhendo provas e prendendo os que tinham indícios de haverem cometido corrupção. Logo em seguida, tivemos a oportunidade de fazermos uma peneira e separarmos o joio do trigo, através do plebiscito maior.

O estado de Rondônia passou por uma espécie de depuração política e eu não posso dizer que vive o ideal hoje, porém esta muito melhor que antes. Sem querer fazer média com ninguém, a execução de obras públicas pelo estado com recursos próprios nunca foi tão substancial como agora. O sentimento de transparência do que estão fazendo com a coisa pública pelo cidadão rondoniense, tem aumentado significativamente. A atenção do Governo Federal para com o nosso estado, através de grandes obras com recursos da União (construção de pontes, usinas hidrelétricas e etc...), só vem confirmar o incremento do nosso prestígio político e moral perante a sociedade brasileira.

Enfim, depois de imitarmos a mitológica fênix e tal qual ela, renascermos das cinzas, vivemos hoje momentos de relativa esperança em dias melhores. E se caso o navio chamado Rondônia começar a fazer água, já conhecemos o caminho das pedras para mudarmos o rumo da nossa história: O voto!

Um grande abraço e até a próxima oportunidade.              

Máximo Nobre nobreseis@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Exame da OAB: 31 Anos de Caça-Níqueis — Hora de Garantir o Diploma de Advogado Já!

Exame da OAB: 31 Anos de Caça-Níqueis — Hora de Garantir o Diploma de Advogado Já!

"A sabedoria muitas vezes chega tarde, mas não se deve rejeitá-la por isso." — Felix FrankfurterHá exatos 31 anos, vigora no Brasil um dos mecanismos

Bons conselhos precisam ser ouvidos e seguidos

Bons conselhos precisam ser ouvidos e seguidos

Diz o dito popular que, “se conselho fosse bom não se dava, vendia”, como se as boas orientações não tivessem nenhum valor, não fossem úteis, e, por

Nos tempos da palmatória e do carroço de milho

Nos tempos da palmatória e do carroço de milho

Se você tem sessenta anos ou mais sabe do que eu estou falando. Antigamente, o professor era uma figura admirada e respeitada pelos alunos, pelos pa

O espetáculo grotesco da suposta “rachadinha”

O espetáculo grotesco da suposta “rachadinha”

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCERO) tem realizado ações com a finalidade de conscientizar e orientar gestores da coisa pública e agentes políti

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)