Quinta-feira, 6 de setembro de 2007 - 11h20
Outro dia meu filho adolescente me perguntou o porque dos jornais só trazerem notícias ruins, e que em debate em sua escola, foi comentado que os meios de comunicação, principalmente os jornais, são os maiores culpados pela situação calamitosa em que vivemos, e que por pura ganância, exploram em demasia o lado negativo da sociedade e com isso incentivam o agravamento dos problemas.
Bem caros leitores, se o fato narrado acima fosse verdade, os ingleses estariam em situação muito pior que a nossa, haja vista que por lá, os jornais de fofocas e escândalos, chamados tablóides, são os mais vendidos e vivem de divulgar só o que é de ruim, pagando muitas vezes pesadas indenizações por divulgarem fatos inverídicos. Mas voltando à nossa terra brasilis, os problemas aqui, também não são os meios de comunicação que só divulgam as barbaridades, o problema e de toda a sociedade, que mergulhada neste caos, muitas vezes procura um bode expiatório para se isentarem de suas responsabilidades. Dando o exemplo dessa problemática em parábola, é como o caso do marido traído que flagrou a esposa adulterando com o amante em cima do sofá, e pra resolver o problema, decidiu colocar fogo no sofá. Ora amigo leitor, se a coisa está tão feia assim, imaginem se as mídias não divulgassem e denunciassem os fatos delituosos e criminosos, não importando quem os cometeu? Sinceramente eu acho que hoje estaríamos vivendo uma Sodoma e Gomorra. Bem, pelo menos a maioria dos jornais é imparcial, devendo compromisso apenas com seus leitores, muitas vezes perdendo anunciantes importantes, por não cederam as chantagens lhes impostas.
Eu gostaria de aproveitar este assunto e o espaço que disponho neste periódico, para fazer a defesa da nossa imprensa. Se voltarmos um pouquinho no tempo, iremos ver que o momento de democracia em que vivemos, devemos e muito aos meios de comunicação, que no antigo sistema totalitarista comeu o pão que o diabo amassou, porém mesmo sendo perseguido e mortalmente ferido, não aceitou a mordaça que os ditadores lhe impuseram. A teoria de que no nosso sistema de governo temos quatro poderes e não três, sendo o executivo, o legislativo, o judiciário e a imprensa está sendo comprovada neste momento da nossa história. Diante das denúncias de mensalões, e em seu bojo entra corrupção ativa, passiva, peculato, desvio de divisas, lavagem de dinheiro e etc e tal... E agora as graves denúncias contra o presidente do Senado Federal, com não menos crimes cometidos, o executivo (através da Polícia Federal), o legislativo e o judiciário estão tomando as providências, embasados nas informações divulgadas nos meios de comunicação.
Enfim, se o momento que vivemos não é o propício, imaginem se não tivéssemos um sistema jornalístico sério, forte e comprometido com a verdade? Com certeza a coisa estaria mais do que preta por este lado do hemisfério sul do Equador. Portanto amigo leitor, a culpa não é dos jornais.
Um forte abraço e até a próxima oportunidade,
Máximo Nobre
nobreseis@hotmail.com
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa
Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista, data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Extrema-direita, minha paixão!
No próximo ano haverá eleições. E eu quero me candidatar a um cargo político. Não interessa qual. Vou procurar um partido qualquer para que

Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem
Recentemente, foi noticiada a morte de Damaris Vitória Kremer da Rosa, de 26 anos, por câncer de colo do útero, dois meses após ter sido absolvida d
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)