Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa


TRISTES TÓPICOS - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião
Edson Lustosa

SUPERSECRETÁRIO                                                                                                                                    

Pelos nomes que vêm sendo lançados como prováveis secretários da administração que se iniciará em 1o de janeiro de próximo, em Porto Velho, sob a batuta do empresário Hildon Chaves, deduz-se que o Antônio Ocampo será uma espécie de supersecretário. Afinal, é o único museólogo na lista.

UNIVERSITÁRIOS

Tomando-se como verdadeiras essas especulações que vêm sendo lançadas na mídia até mesmo por colaboradores próximos do prefeito eleito Hildon Chaves, chega-se a supor que, tendo ele buscado ajuda dos universitários, errou a porta do curso de administração e entrou no de arqueologia.

BOA PROPOSTA

Anuncia-se para breve a realização do evento “UNIR Ver Cidade”, que, em que pese a breguice marcária, constitui uma boa proposta. Bastante inovadora por sinal. Pois força a comunidade acadêmica (docente e discente) a desviar o foco do próprio umbigo. Uma verdadeira revolução!

SEQUÊNCIA

Na verdade, “UNIR Ver Cidade” poderá, após este evento que se realizará no dia 29 de novembro, mudar para “UNIR ver se dá de...”. Sim, pra ver se dá de… realmente pôr em prática na próxima administração municipal o que será captado pelos microfones neste promissor encontro de idéias.

ESQUECERAM DE MIM

Mesmo que com breves 15 minutos de fala, haverá abordagens de educação, saúde e cultura. Aliás, vários departamentos (cursos) da UNIR marcam presença: direito, economia, ciências sociais, geografia, história, engenharia civil, biologia, medicina… menos administração! Estranho, né?

EXTRAOFICIAL

Será abordado no evento UNIR Ver Cidade, pelo advogado e professor de direito tributário Breno Dias de Paula, o tema “Extrafiscalidade Tributária como Política Pública para a Cidade”. Um tema importante para o desenvolvimento urbano. Por falha na divulgação, saiu “Extraoficialidade”.

AÍ VEM BOMBA

Cem pessoas. É por aí a quantidade de intimados a depor sobre as isenções de ICMS referentes às megausinas hidrelétricas do Caldeirão do Inferno (na verdade é nessa corredeira e não na de Jirau) e de Santo Antônio. O governo de Rondônia já investe em novas 470 vagas no sistema prisional.

PALÁCIO SEM MEMÓRIA

Existem absurdos que, de tão absurdos, passam despercebidos. O Palácio Presidente Vargas, que sempre foi Palácio Presidente Vargas, em homenagem ao criador do Território Federal do Guaporé, teve seu nome mudado para Palácio da Memória. Já começou mal, apagando a memória.

ALÔ, POLÍCIA FEDERAL

Por que tanta personalidade política desfruta da tranquilidade de estar foragida e fica por isso mesmo? Será que a turma do Japa não poderia dar uma contribuição para solucionar esse problema? Só de “desaparecidos” em Rondônia há um imenso rol, que inclui ex-deputados e outros personagens

PARABÉNS, PRESIDENTE!

Depois de uma infinidade de frases idiotas adotadas como slogan - na verdade escondendo promoção pessoal ou partidária - finalmente temos um presidente da República que nos remete ao propósito maior republicano. Temer está de parabéns ao adotar como lema “Ordem e Progresso”.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)