Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Todos nós eleitores, os abestados


█ Não é à toa não, que nós nordestinos que nascemos e que tivemos uma boa parte de nossas vidas naquele paraíso divino, edificado com os caprichos da mão celestial — em muitas situações à-toa da valoração humana e quase sempre nos tornaram bucha de canhão da classe política dominante.

█ Não resta dúvida de que a maioria que lá nasceu enfrentou, com muito orgulho, com determinação e altivez, um pesado fardo de leques de dificuldades, estimulando, assim, a atingir outros degraus — convivendo, prazerosamente e harmonicamente, no dia-a-dia, com paisagens bucólicas naturais, tanto nas regiões serranas e/ou litorâneas, e que desde crianças fomos induzidos a utilizarmos o termo ABESTADO, para expressar o sentimento de insatisfação em todas às vezes que nos tornamos lesado e, assim, significar um babão, um Zé Mané, um retardado ou um Zé Bobão.

█  Quando um político que você votou e se investe do poder e, logo em seguida, lhe decepciona: participa de quadrilha, rouba o erário público, dá um robusto cacho de bananas para as caras de seus eleitores, principalmente, para aqueles que mais trabalharam em prol da eleição, e fica livre na cara-de-pau, continuando em sua trajetória de mentiras e de enganações, e por certo, que não parou de roubar, cada vez mais, e passa a rir da sua cara, sendo o mesmo que lhe chamar de um grandíssimo ABESTADO ou de um OTÁRIO.

█ Este (a) fdp não merece perdão, não se pode pensar em perdoar nunca, e, em hipótese alguma, e, sim, você deve ser proativo — e se estiver foragido (a) da polícia buscar mecanismos para colaborar na recaptura deste (a)  disgramado (a), porque a impunidade, nestes casos graves, tem a tradução de subestimar a nossa inteligência, a nossa consciência política, enquanto cidadão e eleitor, tendo, no entanto, o mesmo significado do golpe baixo utilizado nas lutas marciais, aqui e alhures, com a tradução de nos chamar de ABESTADO.

█ Se o prezado leitor tiver interesse em conhecer os fundamentos de nosso Programa ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado procure-nos no endereços e através dos contos explicitados, no texto abaixo:

Cada grupo formado com um contingente de dose (12) pessoas, é constituído no formato de ITACPP e receberá a devida assistência técnica da cooperativa, nos seguintes aspectos:

  • assistência técnica para formação do grupo que irá compor a ITACPP;
  • assessoria técnica para fazer o necessário dimensionamento e elaboração do Projeto Técnico-Econômico;
  • acompanhamento técnico junto ao agente financeiro;
  • prestação de assistência técnica durante o processo de operacionalização do empreendimento;
  • prestação de assistência técnica para realizar a devida qualificação tecnológica em diversos aspectos;
  • prestação de assistência técnica para promover o beneficiamento do pescado e, assim, viabilizar o processo de comercialização da produção.

█ Se você, prezado leitor, tem interesse em criar peixe no formato de ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado ou em quaisquer outras modalidades ou tem curiosidade em saber o que isto significa, nós teremos algumas experiências de algumas dezenas de anos de ensaios, pesquisas e acertos e a maior satisfação em lhe mostrar, com todos os detalhes e até lhe oportunizar a se tornar um piscicultor de sucesso no estado de Rondônia e na região. Participe deste evento que anunciamos e tome um novo rumo de negócios e de vida. 

Para maiores informações, procure falar conosco e com o nosso pessoal, através dos seguintes contatos.

Veja os nossos contatos:

 E:mail- almeidaengenheiro@yahoo.com.br

           pacaasengenharia@yahoo.com.br

Tele-fone: (69) 3229-4987

Fonte: Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca, com Mestrado
em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e é Presidente da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Acabou o mistério! O governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, disse, durante entrevista ao jornalista Everton Leoni, que vai ficar no cargo até o

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Foi preciso que um juiz americano, motivado por um acionista do Banco Master, reconhecesse a legalidade do processo de liquidação da instituição par

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

O Brasil — e toda a humanidade — avança graças a homens pensantes, cujas ideias visionárias combatem epidemias sociais como a violência no trâns

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

Do “Portugal ingrato” ao debate sobre quem merece representaçãoO debate sobre o direito de voto dos emigrantes portugueses regressa ciclicamente a

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)