Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Solidariedade a quem precisa


Solidariedade a quem precisa - Gente de Opinião

Nesses termos de pandemia, quem você acha que realmente precisa de solidariedade: quem prometeu comprar milhares vacinas para imunizar a população, mas, até hoje, não cumpriu a promessa, ou aqueles que perderam seus familiares e amigos para o maldito covid-19? A resposta, de tão óbvia, parece-me supérflua.  Solidarizar-se é apoiar alguém num momento difícil. É expressar ou manifestar uma vontade de ajudar o próximo com gestos concretos. Esse é o conceito de solidariedade encontrado em todos os dicionários da língua portuguesa.

Infelizmente, há os que preferem, por motivos que só Deus e eles conhecem, inverter o processo natural das coisas, isto é, declarando apoio a políticos mentirosos. Conhecendo o perfil dos que assim procedem, não é preciso muita engenhosidade para saber o porquê da decisão. Enquanto isso, pessoas continuam morrendo e as milhares de doses de vacinas não chegam.

Mas sempre foi assim. E sempre será. O povo só é lembrado e exaltado no período eleitoral. Pena que muita gente ainda não aprendeu a lição, insistindo nos mesmos erros. No próximo ano, haverá eleições. Quero ver com que cara essa gente vai bater na porta do eleitor para pedir o seu voto. Recomendo que se comesse pelos lares daqueles que perderem familiares e amigos na luta contra o vírus. São essas e tantas outras pessoas, que padecem nos leitos dos hospitais, que estão precisando não apenas de solidariedade, mas, principalmente, de vacinas, as quais já deveriam ter chegado, não fossem a incúria, o desrespeito pela vida humana e a má vontade de muitos que nos governam. É provável que eles e seus familiares até já tenham sido imunizados. Então, por que se preocupar com o povo?

Politizar-se, é a palavra-chave. Quando o povo não tem consciência dos seus deveres e direitos como cidadão, quando ele não procura politizar-se mais e saber usar essa politização de modo consciente, deixando-se seduzir pelo canto de sereia de políticos mentirosos, o resultado é sempre desastroso. Aí, quando o barco começa a afundar, não adianta desesperar-se, tampouco chorar sobre o leite derramado. Solidarizo-me com aqueles que realmente precisam. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou à Suíça R$ 5,2 bilhões em ouro entre 2013 e 2016, dinheiro esse que agora está congelado pelo governo

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

A Realidade Cínica do Sistema Internacional

DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po

De maduro ao apodrecimento no cárcere

De maduro ao apodrecimento no cárcere

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seu

Adeus, professora!

Adeus, professora!

Professora aposentada, com larga tradição no universo educacional de Rondônia, Úrsula Depeiza Maloney ocupou diversos cargos públicos, todos na área

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)