Porto Velho (RO) sábado, 4 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

SERÁ A NOSSA OPINIÃO CORRECTA? Por Humberto Pinho da Silva


Sempre que vejo ou ouço, nos órgãos de comunicação social, opiniões de transeuntes, escolhidos ao acaso, na via pública, logo salta-me o pensamento: “O parecer do cidadão comum, é o que a mass-media quer”.

Se o jornal, que leio, e o canal de TV, que usualmente vejo, afirmar: que certo rei, de longínquo pais do extremo Oriente, é ditador perigoso, formo minha opinião, baseado nesses dados.

Ora, muitas vezes, as notícias são “cozinhadas” por jornalistas, que trabalham para empresários, que possuem interesses ameaçados por leis e decretos, desse rei, “ racista” e “xerófilo.

Sabemos e a Psicologia comprova, que a “mentira “, repetida incessantemente, torna-se “ verdadeira”.

Somos sugestionáveis: se, o que habitualmente nos dizem, for sempre igual, mesmo que seja mentira, acabaremos, por crer, que a “ maioria” fala verdade.

Há técnicas para influenciar a opinião pública; algumas aprendi-as quando cumpria o serviço militar. A publicidade conhece-as, perfeitamente, assim como: políticos e homens de negócio.

Uma, é dizer o que o público gosta de ouvir, empregando palavras que exprimam sentimentos, que lhe são queridos.

Outra, é explorar a agressividade, que “reside” no ser humano.

Uma vez difundida a ideia, pela: imprensa, rádio, Internet, cinema, livro teatro ou pela canção, a minoria, marca manifestação, onde orador experiente, explora os sentimentos dos manifestantes, que repetem, aos berros, o que diz o “condutor”.

Enfurecida, a multidão acicatada, porta-se como manada acéfala. É capaz de extremos, que, em separado, a consciência não permitiria.

Por isso o cidadão comum, muda rapidamente de opinião: tanto odeia, até à morte, como adora até ao sacrifício.

Mesmo o que gosta de estar bem informado, e busca pareceres de diferentes sectores, senta-se baralhado com tanta notícia, que em lugar de fortalecer a opinião aniquila-a.

Depois… no meio de tanto: boato, calunia, notícia falsa e meias-verdades, como pode alguém – falo do cidadão comum, – desenvencilhar-se da teia de tanta informação fabricada.

Tive primo, admirador de Hitler. Terminada a guerra, ao constatar as barbaridades cometidas, ficou horrorizado, e pasmava-se: “ Como pude deixar-me enganar pela propaganda alemã!”

Uns, mais que outros, todos somos enganados por forças persuasoras ocultas, sem termos consciência da malévola influência.

Mais Sobre Opinião

União pelo Brasil. Respeito ao sufrágio das urnas, a independência dos poderes e as prerrogativas constitucionais do presidente da República Jair Bolsonaro

União pelo Brasil. Respeito ao sufrágio das urnas, a independência dos poderes e as prerrogativas constitucionais do presidente da República Jair Bolsonaro

“Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” Preliminarmente quero deixar patenteado o meu respeito pelo Pretório Excelso, e sua plêiade de minist

Liberação de vídeo da reunião somente fortalece Bolsonaro

Liberação de vídeo da reunião somente fortalece Bolsonaro

Os adversários e a imprensa vão utilizar trechos e distorcer tudo, mas, reunião somente revela que presidente somente se importa em melhorar o paísO

Brasil. Os 132 anos da abolição da escravidão  X  26 anos de trabalho análogo a de escravos, a escravidão moderna da OAB

Brasil. Os 132 anos da abolição da escravidão X 26 anos de trabalho análogo a de escravos, a escravidão moderna da OAB

No próximo dia 13 de maio, o Brasil estará completando os 132 anos da abolição da escravidão. Foi um marco para nossa história, graças às reações

Servidor do TJ-RO lança campanha para Reconstruir a luta sindical no Estado de Rondônia

Servidor do TJ-RO lança campanha para Reconstruir a luta sindical no Estado de Rondônia

O que você acha importante para melhorar a sua qualidade de vida?Deixe sua sugestão e opinião.E-mail: [email protected]: 69 99322