Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

“Se eu não roubar, vem outro e rouba”


“Se eu não roubar, vem outro e rouba” - Gente de Opinião

No Brasil, tornou-se lugar comum admitir que, se um político ou dirigente público for apanhado com as mãos sujas no erário, ao invés de merecer a devida e exemplar punição, passa ele a ser endeusado. Muitos jamais passariam incólumes diante de uma delegacia especializada em crimes de fraudes e furtos. Mesmo assim, são paparicados e exaltados por cabeças ocas. Vivemos uma completa inversão de valores, seja no ambiente político, seja no ambiente social, seja, ainda, no ambiente familiar, onde algumas pessoas desenvolveram a capacidade de aceitar o errado como certo e vice versa. Onde já se viu isso! Tenha santa paciência!

Para alguns, é compreensível o hábito de imaginar que um político ou dirigente público, suspeito de corrupção, não pode ser investigado e, se for o caso, punido, apenas porque seus acusadores também são alvos de investigações. De igual modo, parece ter-se incorporado à ética (?) de brasileiros a crena segundo a qual “se eu não roubar, vem outro e rouba”, o que tem justificado o aparecimento de diversas bandalheiras envolvendo recursos do contribuinte.

Ainda bem que podemos contar com a vigilância indômita dos órgãos de fiscalização e repressão, como as policias civil e federal e os tribunais de contas. Caso contrário, o vírus da corrupção já teria corroído todo o tecido social. Apesar disso, sempre há algum disposto a jogar na latrina princípios éticos e Divinos e mergulhar de cabeça no lodaçal fétido da bandidagem.

Aqui e acolá, a população toma conhecimento de denúncias graves envolvendo o desvio criminoso de recursos públicos, por meio de licitações fraudulentos, ou, então, de contratos direcionados para atenderem apaniguados políticos, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. E o pior é que essa gente ainda tem a cara de pau de aparecer na mídia vestindo o manto esfarrapado do falso moralismo, achando que todo mundo é idiota. Assim já é demais.  Chega de roubalheira!

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)