Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

“Se eu não roubar, vem outro e rouba”


“Se eu não roubar, vem outro e rouba” - Gente de Opinião

No Brasil, tornou-se lugar comum admitir que, se um político ou dirigente público for apanhado com as mãos sujas no erário, ao invés de merecer a devida e exemplar punição, passa ele a ser endeusado. Muitos jamais passariam incólumes diante de uma delegacia especializada em crimes de fraudes e furtos. Mesmo assim, são paparicados e exaltados por cabeças ocas. Vivemos uma completa inversão de valores, seja no ambiente político, seja no ambiente social, seja, ainda, no ambiente familiar, onde algumas pessoas desenvolveram a capacidade de aceitar o errado como certo e vice versa. Onde já se viu isso! Tenha santa paciência!

Para alguns, é compreensível o hábito de imaginar que um político ou dirigente público, suspeito de corrupção, não pode ser investigado e, se for o caso, punido, apenas porque seus acusadores também são alvos de investigações. De igual modo, parece ter-se incorporado à ética (?) de brasileiros a crena segundo a qual “se eu não roubar, vem outro e rouba”, o que tem justificado o aparecimento de diversas bandalheiras envolvendo recursos do contribuinte.

Ainda bem que podemos contar com a vigilância indômita dos órgãos de fiscalização e repressão, como as policias civil e federal e os tribunais de contas. Caso contrário, o vírus da corrupção já teria corroído todo o tecido social. Apesar disso, sempre há algum disposto a jogar na latrina princípios éticos e Divinos e mergulhar de cabeça no lodaçal fétido da bandidagem.

Aqui e acolá, a população toma conhecimento de denúncias graves envolvendo o desvio criminoso de recursos públicos, por meio de licitações fraudulentos, ou, então, de contratos direcionados para atenderem apaniguados políticos, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo. E o pior é que essa gente ainda tem a cara de pau de aparecer na mídia vestindo o manto esfarrapado do falso moralismo, achando que todo mundo é idiota. Assim já é demais.  Chega de roubalheira!

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam

Com o final da Operação Sutura, realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público de Rondônia, identificando responsáveis de possív

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira

O Indivíduo na sociedade e a sociedade no indivíduo: Ninguém se pensa sozinho Não existe um “eu” puro fora do “nós”, nem um “nós” abstrato que dispens

Ipam é alvo de operação policial

Ipam é alvo de operação policial

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (Ipam) voltou ao noticiário. Não, evidentemente, pela q

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Carta-Aberta aos candidatos à Presidência da República portuguesa

Aos onze Candidatos que aspiram representar a Nação:Escrevo esta carta não apenas em meu nome, mas na qualidade de porta-voz de milhões de portugu

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)