Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Rondonienses têm estudado mais


Rondonienses têm estudado mais - Gente de Opinião

Dados do segmento Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostram que os rondonienses têm aumentado os anos de estudo. Em 2016, 35,3% tinham doze anos ou mais de estudo, taxa que subiu para 40,9% em 2019. Também houve queda entre as pessoas sem instrução ou com menos de cinco anos de estudo. O índice foi de 21,5% para 16%.

Além disso, é possível observar que tem diminuindo a diferença das taxas das pessoas com mais de 12 anos de estudo quando há a comparação entre as realidades brasileira e rondoniense. Em 2016, a diferença era de 9% e caiu para 7,1% em 2019.
Um outro sinal de melhoria foi em relação ao nível de escolaridade. Houve redução nas taxas das pessoas que não tinham instrução e das pessoas com ensino fundamental completo. Em 2016, as pessoas sem instrução ou fundamental incompleto representavam 45,4% da população com mais de 14 anos, diminuindo a representatividade para 41,7%.
Em consequência, houve aumento das representações das pessoas que concluíram os ensinos médio e superior. Em 2016, as pessoas com ensino médio ou superior incompleto eram 26,4% da população com mais de 14 anos, subindo para 30,2% em 2019, e a participação das pessoas que concluíram o ensino superior subiu de 8,5% para 10,4%.
A pesquisa mostra também que 99,7% das crianças e adolescentes com idades entre seis e 14 anos estavam na escola e 98,1% frequentavam o ensino fundamental. Em relação aos adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, 88,6% estavam na escola e 65,9% cursavam o ensino médio. Enquanto isso, 26,1% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos estavam no ensino superior. Em comparação com realidade brasileira, a maior diferença ocorre na educação infantil: o Brasil possuía 55,6% das crianças com até cinco anos matriculadas em instituições escolares e Rondônia tinha 41%.
Em relação à rede de ensino, nota-se a absoluta predominância da rede pública para a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Este dado inverte quando se trata de educação superior e pós-graduações (especialização, mestrado e doutorado): 79,2% dos estudantes no ensino superior e 88,2% dos estudantes em pós-graduações estavam em instituições privadas.
A comparação da realidade de Rondônia e do Brasil mostra que no estado há uma discrepância menor no acesso ao ensino superior entre pessoas brancas e pretas ou pardas. Enquanto no país, há uma diferença de 10,1% entre brancos e pretos ou pardos, em Rondônia, a diferença é de 5,3%.
Dos estudantes adolescentes com idades entre 15 e 17 anos em Rondônia, 17,3% tinham alguma ocupação profissional. No país, este índice é de 12,6%. Já em relação aos estudantes rondonienses com mais de 25 anos, 72,1% trabalhavam.
Analisando o nível de instrução de pessoas com mais de 25 anos, observa-se que o maior grupo é o de pessoas com ensino fundamental incompleto: 32,2% no Brasil e 40,2% em Rondônia, seguido por pessoas com ensino médio completo: 27,4% no país e 24,2% no estado. Apesar das melhorias, ainda existe um grande número de pessoas sem instrução: 6,4% no Brasil e 7,2% em Rondônia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal de Luz 2025 transforma Palácio Rio Madeira em destino turístico imperdível neste fim de ano

Natal de Luz 2025 transforma Palácio Rio Madeira em destino turístico imperdível neste fim de ano

O Palácio Rio Madeira (PRM), sede do governo de Rondônia, transformou-se em um grande ponto turístico natalino com a abertura do Natal de Luz 2025, na

Governador Marcos Rocha atua com firmeza para garantir justiça a famílias rurais de Rondônia

Governador Marcos Rocha atua com firmeza para garantir justiça a famílias rurais de Rondônia

O governador Marcos Rocha demonstrou mais uma vez seu compromisso com o povo de Rondônia ao agir com rapidez e determinação diante da retirada de tr

Governador Marcos Rocha age para defender famílias atingidas por decisão judicial na região da 429

Governador Marcos Rocha age para defender famílias atingidas por decisão judicial na região da 429

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, se manifestou nesta sexta-feira (31) sobre a situação das famílias que estão sendo retiradas de suas terras n

Sebrae participa de sessão solene na ALE pelos 40 anos da OCB em Rondônia

Sebrae participa de sessão solene na ALE pelos 40 anos da OCB em Rondônia

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Rondônia (OCB/RO) celebrou, nesta quarta-feira (29), seus 40 anos de história durante uma sessão solen

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)