Sábado, 8 de outubro de 2011 - 13h05
A CERCIM, Comissão de Estudos e Resgate da Cidadania Militar, nomeada através do Decreto Estadual n° 16188, de 08 de Setembro de 2011, surgiu com o intuito de iniciar um processo de restauração de valores e reconhecimento dos militares estaduais.
Tem como finalidade desenvolver, planejar e executar estudos que viabilizem a melhoria da qualidade de vida e projetos sociais.
As instituições militares de Rondônia passam por um período de crise, fato comprovado com a quebra dos pilares institucionais da “Hierarquia” e “Disciplina” em ações descompensadas tomadas por alguns integrantes destas forças.
Mas como manter os pilares institucionais sem uma política interna que se volte de fato para o policial e o bombeiro militar? Difícil. Concordas?
A busca de ações que propiciem melhoria da qualidade de vida dos militares do estado é a razão de ser desta comissão que, formada por oficiais e praças, já desponta com uma ação louvável de viabilizar um Programa Habitacional para Policiais e Bombeiros Militares, dentre outros projetos como a promoção de Educação Financeira e acompanhamento psicológico não só do miliciano, mas também de sua família.
A capacidade e o engajamento dos membros desta comissão tem sido motivo de forças políticas abraçarem a causa dos milicianos. Assim ocorreu com o Prefeito Roberto Sobrinho que, com intermédio e articulação impecável do Vereador Cabo Anjos, deu um passo fundamental na promoção da valorização do profissional de segurança pública ao doar 141.000 m² de área para a construção de um residencial para a classe dos militares estaduais.
Passo tão importante quanto o acima citado será a reunião que a CERCIM promoverá na próxima segunda-feira, às 15h00m, no auditório da Palácio do Governo, com as Entidades que LEGITIMAMENTE representam seus associados militares para propor que formem uma Federação e pleiteiem melhorias para a classe de forma digna e respeitosa, reconhecendo as autoridades constituídas e demonstrando Unidade e Organização.
Para a Comissão o coronel PM César, Comandante Geral da PMRO e o major PM Gualberto, Secretário-Chefe da Casa Militar, reconhecem esta Comissao na busca destes anseios.
A Comissão de Estudos e Resgate da Cidadania Militar deseja iniciar um processo que se faz necessário para que a sociedade como um todo tenha um serviço de excelência prestado pela Polícia e pelo Corpo de Bombeiros Militares. Esse é o começo da retomada do respeito e consideração das autoridades e da sociedade pela classe militar estadual.
Fonte: Lenilson Guedes
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real
Teologia, Filosofia e Ciência em DiálogoA celebração da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, confronta o pensamento contemporâneo com uma questão

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?
Em julho deste ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou o nome do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, como pré-candidato

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi julgado, condenado e atualmente está onde sempre deveria: na cadeia. O STF o condenou a 27 anos e três meses por

Há trinta e um anos, os mercenários da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se encantaram com o lucro fácil ao usurpar atribuições do Estado, por meio
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)