Sábado, 27 de junho de 2015 - 08h33
.jpg)
A paralisação dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completou um mês sem muito avanço na política de negociação salarial da categoria. A única conquista até o momento é a elaboração de um abaixo-assinado com aval de todos os superintendentes da Fecomércio na região Norte. O documento cobra um apoio da bancada da Amazônia às reivindicações constantes na pauta de negociação com o Governo Federal.
Somente no estado do Acre, a greve dos servidores gerou um prejuízo de R$ 29 milhões no comércio, conforme estimativa da Federação do Comércio. O maior problema da greve é o atraso na entrega da mercadoria, o que acaba implicando no relacionamento entre cliente e fornecedor. Em outros Estados, longa fila de caminhões estão se formando nas cidades por conta da lentidão no processo de liberação das mercadorias.
Em recente entrevista a um jornal de Rio Branco, o vice-presidente do Sindframa, Renato Santos, disse que a greve deve seguir por tempo indeterminado, até que seja derrubado o veto a um artigo da Medida Provisória 660, referente ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores. Ele disse que no último dia 15 os servidores do órgão se reuniram com empresários para apresentar as reivindicações e pedir apoio do setor. A intenção é que os empresários solicitem aos deputados federais e senadores o apoio para a derrubada do veto.
A Suframa tem forte atuação na economia da região Norte e precisa do apoio dos deputados federais e senadores. Além das demandas que existem no setor, a superintendência ainda enfrenta sérios problemas com a falta de servidores. Há necessidade de realizar novo concurso público e ampliar no mínimo em 30% do efetivo de pessoal. A economia do Brasil cresceu ao longo dos últimos 8 anos, mas a superintendência se manteve com o mesmo quadro de pessoal.
A paralisação dos servidores está atingindo diretamente a logística do Brasil. Caminhoneiros estão levando até cinco dias para descarregar a mercadoria e retornarem às cidades de origem. Em algumas regiões, mercadorias perecíveis estão apodrecendo por conta da morosidade na fiscalização. Um prejuízo sem tamanho para o Brasil.
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prisão preventiva: o erro judiciário que custou a vida de uma jovem
Recentemente, foi noticiada a morte de Damaris Vitória Kremer da Rosa, de 26 anos, por câncer de colo do útero, dois meses após ter sido absolvida d

O Brasil que se acostumou a esperar pela catástrofe
A catástrofe da violência no Rio de Janeiro produziu efeito no Congresso Nacional, como costumeiramente acontece, após a megaoperação policial que d

A “COP da verdade” e o teste de Rondônia: o que o Brasil precisa entregar além do discurso
Belém (PA) — Na abertura do encontro de líderes da Cúpula do Clima em Belém, nesta quinta (6.nov.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elev

Criando uma marca com propósito: do insight à identidade
Construir uma marca do zero é muito mais do que definir uma paleta de cores ou desenhar um logotipo. É um exercício de tradução: transformar a essên
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)