Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Quem é o professor Francisco Xavier Gomes?


 
Por Itamar Ferreira

"Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador" Paul Valéry.

Você nunca ouviu falar dele? Nem eu até pouco tempo. Mas isso não tem a menor relevância, já que, em sendo humano, ele deve ter qualidades e imperfeições. Até onde se sabe, só teve um que caminhou por esse "vale de lágrimas" que não esteve sujeito às fragilidades e contradições humanas.

A querela com o ilustre professor, porque considero todos os professores ilustres, foi motivada por um artigo de sua lavra, publicado na segunda-feira (16), intitulado "A ética do SINTERO", no qual ele tece várias acusações e denúncias, todas padecendo de inanição quanto ao quesito prova e detalhamento. Sendo que nesta quarta-feira (18) ele publicou 'réplica' com o título "a ética da CUT; vê-se que a criatividade não é o seu ponto forte.

Pois bem, ao deserdar o "argumento", como já alertava o grande filósofo, escritor e poeta francês há cerca de um século, qual seja "a ética no SINTERO" e o do meu artigo resposta "o SINTERO é de luta e é democrático"; passando então a atacar o "argumentador", no caso o autor destas mal traçadas linhas, o eclético educador passa um atestado de que suas acusações e críticas não se sustentam.

Refutei os paupérrimos argumentos do professor, todos padecendo do pecado da generalização e da simplificação, mostrando que embora não chegue à perfeição, como todos os humanos e suas organizações, aí incluídas as religiosas, o SINTERO é de longe um dos sindicatos mais participativos e democráticos de Rondônia.

Quem vê o professor escriba lamuriando sobre as desigualdades nas eleições do SINTERO vai achar que o 'coitadinho' levou a maior surra nas urnas, verdade? Pois bem a votação foi: Chapa 1 teve 5.904 votos e a chapa 2 do professor obteve 5.799, uma diferença portanto de míseros 105 votos num universo de quase 12.000 votantes.

Que querias mais Xavier? Que a chapa da atual direção não fizesse campanha e ainda pedisse votos para você. Perdestes. Controle seu exacerbado inconformismo e espere mais três anos para tentar de novo. No 'grito' você não vai ganhar. É assim que funciona na democracia.

Para não dizer que 'não falei das flores' e tão pouco das "críticas" à CUT, registre-se que o professor demonstra a mais completa e absoluta insipiência sobre a nossa Central sindical, que é a maior, mais combativa e a mais democrática do Brasil.

Lanço um desafio ao professor: pesquise tudo o que as outras centrais (isso mesmo, todas juntas) realizaram em Rondônia nos últimos doze meses e eu apresentarei um relatório documentado, inclusive com matérias da imprensa, do que a CUT realizou. Se elas juntas tiverem realizado 50% do que a CUT fez eu farei uma doação de R$ 1.000,00 para qualquer entidade que o professor indicar. Passar bem!

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O perigoso caminho que o Brasil resolveu trilhar

O clima político que vem tomando conta do Brasil não reflete, ao contrário do que seria licito esperar, a discussão sadia e construtiva dos graves e

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

O fim da desigualdade de gênero no Judiciário brasileiro: por mais mulheres no STF

A composição do Supremo Tribunal Federal (STF) não é apenas uma questão de escolhas técnicas ou de mérito jurídico. É, também, um reflexo dos valores

Para além da matriz masculina

Para além da matriz masculina

Uma análise crítica da dominância masculina nas estruturas sociopolíticas e a necessidade de reequilibrar os princípios feminino e masculino Intro

Apurar é o melhor caminho

Apurar é o melhor caminho

Na semana passada, o vereador Thiago Tezzari (PSDB) foi afastado do cargo após se tornar alvo de uma investigação do Ministério Público de Rondônia

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)