Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

'Que todos sejam um': o desafio do diálogo ecumênico


 'Que todos sejam um': o desafio do diálogo ecumênico - Gente de Opinião

*Padre Wagner
Ferreira da Silva

No último dia 7 de março, o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano uma delegação do Conselho Ecumênico das Igrejas. Este encontro marcou um importante capítulo na história das relações fraternas entre a Igreja Católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas, de modo que o Santo Padre expressou um agradecimento ao serviço que há anos o Conselho Ecumênico oferece pela causa da unidade em Cristo dos cristãos das mais diversas comunidades eclesiais.

Por vontade do Santo Padre, o beato João XXIII, no dia 05 de junho de 1960 criou-se um secretariado para a promoção da unidade dos cristãos. Posteriormente, o Concílio Vaticano II muito contribuiu para engajar a Igreja Católica no movimento ecumênico, tendo em vista as motivações de alguns dos documentos conciliares, tais como o decreto Unitatis redintegratio.

O Papa Paulo VI confirmou em 1966 o secretariado como um organismo permanente da Santa Sé. No dia 28 de junho de 1988, com a publicação da Constituição Apostólica Pastor Bonus, o beato João Paulo II transformou o secretariado em Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos.

Este breve histórico esclarece o esforço da Igreja Católica na busca de realizar a súplica dirigida por Jesus ao Pai a respeito de todos que haveriam de crer nele por meio de seus discípulos: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17,21).

Este esforço ecumênico da Igreja Católica ganhou novas motivações com a encíclica do Papa João Paulo II Ut unum sint, publicada em 25 de maio de 1995. Neste documento, o beato João Paulo II aponta caminhos para a realização da unidade dos cristãos através, por exemplo, do ecumenismo espiritual, das ações comuns em defesa da dignidade humana, da promoção da paz, da aplicação social do Evangelho e suas consequências em relação à justiça social, do diálogo teológico entre as diferentes confissões cristãs etc.

O movimento ecumênico também se verifica em nível nacional. Neste sentido, destacamos a fundação em 1982 do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil –, cuja missão é: “colocar-se a serviço da unidade das igrejas, empenhando-se em acompanhar a realidade brasileira, confrontado-a com o Evangelho e as exigências do Reino de Deus”.

Apesar dos esforços já palmilhados para superar as divisões entre os cristãos, divisões estas que se tornam um grande obstáculo para o testemunho do Evangelho no mundo, o discurso do Papa Francisco, já citado, torna-se ainda mais exigente para todos os cristãos quando se afirma: “Se os cristãos ignoram o pedido de unidade que lhes fez o Senhor, eles correm o risco de ignorar o próprio Senhor e a salvação por ele oferecida a seu Corpo, a Igreja, pois 'em nenhum outro há salvação; não existe de fato outro nome... no qual foi estabelecido para que possamos ser salvos'”.

Ao final deste discurso, Papa Francisco com muita lucidez destacou que o caminho da comunhão plena e visível entre os cristãos ainda é um desafio. Porém, o Espírito Santo, o grande protagonista da unidade entre os cristãos, nos convida a não ter medo, nos convida a avançar com confiança, a não parar nos progressos já realizados. Enfim, neste caminho de diálogo ecumênico, é imprescindível o espírito de oração humilde e insistente, de modo que os cristãos ofereçam à família humana, em todas as suas necessidades espirituais e materiais, um autêntico serviço de amor e fraternidade.

Padre Wagner Ferreira da Silva - Doutor em Teologia Moral e Formador Geral da Comunidade Canção Nova

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Foi preciso que um juiz americano, motivado por um acionista do Banco Master, reconhecesse a legalidade do processo de liquidação da instituição par

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

O Brasil — e toda a humanidade — avança graças a homens pensantes, cujas ideias visionárias combatem epidemias sociais como a violência no trâns

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

Do “Portugal ingrato” ao debate sobre quem merece representaçãoO debate sobre o direito de voto dos emigrantes portugueses regressa ciclicamente a

A política não é ambiente para fanfarrões

A política não é ambiente para fanfarrões

A hipocrisia está presente em quase todas as relações humanas, porém, é na política, que ela se mostra com maior desembaraço, principalmente no perí

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)