Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Porto Velho – uma cidade perturbada


Porto Velho – uma cidade perturbada - Gente de Opinião

Quando aqui cheguei, trazido pelos meus pais, Porto Velho era uma cidade calma e de povo pacato. Cresci e tornei-me adulto nesse clima de suavidade e paz. Era comum passar o domingo ou feriado em casa de um amigo ou parente. A impressão era de que as famílias viviam ao compasso de um só coração e sob o influxo de uma só alma. Quando acontecia um assalto, um crime, uma sensação de assombro agitava a população. Era assunto para muito tempo.

Como eu disse, aqui cresci, tornei-me adulto e deitei raízes. Nesse período, a minha Porto Velho passou por um profundo e doloroso processo de transfiguração urbana e social, tornando-se uma cidade dominada pelo medo, agitada e sacudida por marginais de todos os matizes, que cometem seus delitos com a mesma tranquilidade de quem descarta um papel inútil, confiantes na impunidade. Criminosos impunes e crimes insolúveis.

Vários são os fatores que contribuem para esse clima de beligerância. Deixo a analise para os estudiosos no assunto, mas destaco a ausência de Deus no coração de muitos como um dos principais motivos para essa onda de terror que intranquiliza a todos. Deus é o grande ausente do lar, da escola, da repartição e da vida pública. Desapareceu o temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, como ensina a Sagrada Escritura.

O amor esfriou no coração de muitos, abrindo, assim, as portas para os atos mais torpes e os crimes mais nefandos. Sem a presença de Deus estaríamos perdidos nesse mundo, como um carro sem freio, ou um barco à deriva em meio à borrasca. Já caminho para os sessenta anos, com a graça de Deus, e muito me entristece verificar que minha cidade mudou profundamente de aspecto, com feição completamente diferente da que eu encontrei quando aqui desembarquei, deixando de ser aquela Porto Velha tranquila para transformar-se numa cidade perturbada, marcada pelo signo da maldade do crime e da rapinagem.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço

O dito acima encaixa-se perfeitamente na moldura do atual governo brasileiro. Aonde quer que vá, onde quer que esteja, o presidente Lula não se cans

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

A Onda Guerreira Ameaça Dominar os Diferentes Sectores da Sociedade: Um Apelo à Consciência

Kassel: do passado destruído ao presente Belicista Durante a Segunda Guerra Mundial, dois terços da cidade de Kassel, na Alemanha, foram reduzidos

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Começou a “guerra dos ricos contra os pobres”

Aproxima-se a eleição presidencial. Motivado pela derrota acachapante que o Congresso impôs ao seu governo durante a votação do IOF, o presidente Lu

O Brasil pertence aos ricos

O Brasil pertence aos ricos

Há mais de meio século que o Brasil figura entre as dez maiores economias do mundo. O seu PIB é equivalente hoje ao de países como Itália, Rússia, C

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)