Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Porto Velho – a pior cidade para se viver!


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Mais uma notícia triste e, ao mesmo tempo, revoltante para nós porto-velhenses, saiu no site Tudo Rondônia. Porto Velho foi considerada a pior cidade para se viver entre as capitais brasileiras. Isso é uma bofetada na cara de políticos e administradores da coisa pública e uma decepção para seus moradores. Os interessados podem ler a matéria na íntegra no jornal.  

Segundo o jornal, o Índice de Progresso Social (IPS) de Porto Velho é de 58,59%, o que nos coloca na 27ª posição no ranking, entre as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal em termos de qualidade de vida. Eis aí um tremendo desafio para o prefeito Léo Moraes e os vereadores, lembrando que saneamento básico e segurança pessoal são os componentes que mais contribuíram para situar a cidade nesse patamar humilhante.

É vexatório saber que temos aqui a menor taxa de acesso a água potável e saneamento entre todas as capitais e uma segurança pessoal precária. E ainda tem autoridade que aparece na imprensa dizendo que Rondônia ocupa o primeiro lugar na redução de homicídios em todo o país, devido a pesados investimentos no setor. De duas uma: ou esse cidadão não conhece o próprio estado, ou, então, é possível que alguém esteja passando dados equivocados para o chefe. Isso porque, quando o assunto é segurança pública, Rondônia aparece na lanterna da competição. E não somente nesse campo, mas, também, na área da saúde na qual o estado vem dispensando um tratamento de péssima qualidade aos seus cidadãos. A sirene de alerta está ligada, pedindo passagem para um choque de competência nessas que são áreas vitais à população. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)