Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Por onde andam os insubstituíveis? Por Edson Lustosa


Por onde andam os insubstituíveis? Por Edson Lustosa - Gente de Opinião

Três meses, não mais que três meses. É o tempo suficiente para se esquecer que existe qualquer uma dessas figuras que são tratadas como insubstituíveis na administração pública, como gênios disso ou daquilo. Basta que lhes seja tirado o cargo.

A mitificação do desempenho no exercício da função pública, notoriamente provinciana, é também um dos mais evidentes traços de patrimonialismo remanescente na administração pública rondoniense. Perdeu o cargo, cadê a genialidade? Cadê o técnico?

Até porque o cordão de puxa-sacos que se forma em torno de qualquer ordenador de despesas tem uma incrível capacidade de se reordenar, se recompor e, sobretudo, se manter próximo ao poder. E é aí que está o detalhe: faz parte da adulação esquecer o antecessor.

Um breve olhar sobre os últimos anos será suficiente para buscar na memória nomes que despontaram como bam-bam-bans da gestão pública, capazes de malabarismos memoráveis para atender demandas emergentes, Mas no mais das vezes tudo o que fizeram – e muito – foi liberar diárias.

Mas, num contexto governamental como o rondoniense, em que os demais poderes e órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas ainda têm muito o que caminhar para alcançar o modelo gerencialista, uma vez que ainda burlam o modelo burocrático com ranços patrimonialistas, não há por que esperar que justamente o Executivo seja diferente.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

A situação desumana e vergonhosa da saúde pública em Rondônia

É desumana e vergonhosa a situação por que passa o sistema público de saúde em Rondônia. A cada ano, em vez de melhorar, a situação fica pior.  Rece

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)