Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Papa envia mensagem ao IV Encontro Nacional da Pascom


A mensagem enviada pelo papa Francisco aos participantes do IV Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores trouxe palavras de esperança em relação à comunicação digital. “É necessário que no mundo digital o anúncio do Evangelho seja seguido pela oferta de um encontro pessoal com Cristo, um encontro real e transformador”, diz no texto.

A carta, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, foi direcionada ao grupo que participa do encontro, realizado em Aparecida – SP, desde o dia 24 de julho, com o tema "Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”.

O objetivo de ambos os eventos, que encerram-se neste domingo, 27, é a pesquisa de novos caminhos para formar e motivar os agentes da pastoral das comunicações no Brasil. Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos comprometidos com a Pascom participam do encontro, que acontece um ano após a visita do papa Francisco ao Brasil, por ocasião da JMJ.

Inspirado pela experiência no Rio de Janeiro, o papa citou a homilia de um ano atrás e pede para “não permanecermos fechados na paróquia, nas nossas comunidades, na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quando tantas pessoas estão na espera do Evangelho! Sair enviados. Não é simplesmente abrir a porta para que venham, para colher, mas é sair pela porta para buscar e encontrar!”.

O convite a sair para evangelizar foi também dirigido ao mundo digital. “Nenhum caminho pode, nem deve, ser obstruído, a quem, em nome de Cristo Ressuscitado, se empenha em tornar-se sempre mais solidário com o homem (...)De fato, uma pastoral no mundo digital é chamada a levar em consideração também aqueles que não crêem, caíram no desespero e cultivam no coração o desejo do absoluto e da verdade não efêmero, dado que as novas mídias permitem entrar em contato com seguidores de todas as religiões, com não-crentes e pessoas de todas as culturas”.

Para Francisco, “o continente digital, antes de ser uma mera realidade tecnológica, é, antes de tudo, um lugar de encontro entre homens e mulheres, cujas aspirações e desafios não são virtuais, mas reais, e tem a necessidade de uma resposta concreta”. O papa conclui dizendo que os canais digitais são campo fundamental na nova “saída” missionária. Neste sentido, exorta os agentes da pastoral da comunicação “a unir-se, com confiança e com criatividade consciente e responsável, à rede de relações que a era digital tornou possível”.

Fonte: CNBB com informações da Rádio Vaticano

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Foi preciso que um juiz americano, motivado por um acionista do Banco Master, reconhecesse a legalidade do processo de liquidação da instituição par

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

O Brasil — e toda a humanidade — avança graças a homens pensantes, cujas ideias visionárias combatem epidemias sociais como a violência no trâns

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

Do “Portugal ingrato” ao debate sobre quem merece representaçãoO debate sobre o direito de voto dos emigrantes portugueses regressa ciclicamente a

A política não é ambiente para fanfarrões

A política não é ambiente para fanfarrões

A hipocrisia está presente em quase todas as relações humanas, porém, é na política, que ela se mostra com maior desembaraço, principalmente no perí

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)