Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Pandemia também desfalca a imprensa


Pandemia também desfalca a imprensa - Gente de Opinião

O Amazonas, com uma população 10 vezes menor do que a de São Paulo (4,2 milhões contra 44,6 milhões de habitantes), registrou o mesmo número de mortes de jornalistas acometidos pela covid-19: foram 14. Em conjunto, os dois Estados acumularam quase 30% do total de casos no país.

Do início da pandemia no Brasil até o final de janeiro deste ano, pelo menos 93 profissionais de imprensa (da ativa e aposentados) morreram após contrair a doença. É o que revela pesquisa realizada pelo Departamento de Saúde da Federação Nacional dos Jornalistas.

O número provavelmente é maior. Sem haver um mecanismo oficial de registro dos casos, o levantamento foi realizada por meio de buscas em notas de jornais, informações coletadas com os sindicatos de jornalistas de todo o país e relatos vindos diretamente de amigos e parentes das vítimas.

Até a data de encerramento da pesquisa, o mundo registrava 100.270.602 casos, com 2.157.355 mortes. Dessas, 220.161 apenas no Brasil. Apesar de representar pouco mais de 2% da população mundial, o país respondia por mais de 10% dos óbitos.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

Banco Master, o crime organizado e outras mazelas

CADA VEZ FICA MAIS ÓBVIO QUE O CASO MASTER TEM AFINIDADE COM O CRIME ORGANIZADO. Mesmo que não fosse como aqueles praticados por bandidos com cartei

O custo de ser família

O custo de ser família

Na Alemanha ter Filhos está a tornar-se um Luxo De acordo com uma pesquisa do instituto Insa, a maioria dos alemães acredita que formar uma família se

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Tudo por dinheiro? CAS/Senado aprova PLS 2294/2024 sobre exame nacional de proficiência em medicina (Profimed)

Provérbios 31:8-20: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Abre a tua boca a favor do mundo, a

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

Os penduricalhos brilham no país dos privilégios

O Dicionário Aurélio define a palavra “penduricalho” como “coisa pendente, para ornato”. No Brasil, país onde as coisas nem sempre são o que parece,

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)