Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

ORESTES MUNIZ: A dengue e o desenvolvimento


ORESTES MUNIZ:  A dengue e o desenvolvimento - Gente de Opinião  

*Orestes Muniz 



O Brasil atravessa um bom momento de crescimento. E Rondônia vive esse momento de forma espetacular. 

Ocorre, entretanto, que existem algumas coisas que teimam em nos lembrar que nem tudo é um “mar de rosas”. É o caso do surto de dengue que impõe a população um sofrimento desmedido e que, além de tudo, traz preocupações, revoltas e cuidados. 

Todos sabem os efeitos deletérios da dengue. A pessoa acometida sofre com os sintomas e o que é mais preocupante, não há remédio específico para combater o mal, e o resultado dos exames para confirmação da doença só chegam quando o paciente já está praticamente recuperado, pois demora oito (8) dias. O diagnóstico é clínico. 

A pessoa com dengue fica impossibilitada de exercer suas atividades normais, diminui a sua produção, falta ao trabalho, sofre dores generalizadas, sente desânimo e corre risco de morte. Some-se a tudo isso os transtornos que provoca na família e os gastos com remédios. 

A dengue é transmitida por mosquito. E é do conhecimento geral como deve ser combatido o transmissor da doença. Tanto é verdade que, após as notícias do aumento dos casos, iniciou-se um trabalho para reverter a situação. 

A pergunta que cabe neste momento é: por que não se iniciou o combate ao mosquito antes que a situação se tornasse dramática para inúmeras famílias no país e em Rondônia em particular? 

Na verdade, a sociedade precisa estar sempre atenta às questões socioambientais que podem causar transtornos e afetar a nossa vida em comunidade. 

Precisa-se estar constantemente cobrando das pessoas que assumem determinadas funções atenção constante, mesmo nos períodos de calmaria, para realizar um trabalho preventivo, e não deixar que seja necessário correr atrás do prejuízo depois que o problema estiver instalado.
 
Essa questão da dengue precisa fator de motivação das pessoas – e, principalmente as autoridades públicas - para que pensem o futuro de nosso Estado e do país quando se analisa o seu desenvolvimento, para que o crescimento da economia seja fator de melhoria das condições de vida dos cidadãos. 

*É advogado militante

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Uma corrida para a qual todos os atletas se dizem preparados, mas só dois cruzarão a linha de chegada

Bruno Scheid, Fernando Máximo, Mariana Carvalho, Marcos Rocha, Fátima Cleide, Marcos Rogério e Silvia Cristina. Esses seriam alguns nomes ao Senado

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Maria Imaculada e a emergência de uma nova visão do real

Teologia, Filosofia e Ciência em DiálogoA celebração da Imaculada Conceição, a 8 de dezembro, confronta o pensamento contemporâneo com uma questão

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?

Quem estaria tentando melar a eventual candidatura de Hildon Chaves ao governo de Rondônia?

Em julho deste ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou o nome do ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, como pré-candidato

Bolsonaro (ainda) não morreu!

Bolsonaro (ainda) não morreu!

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi julgado, condenado e atualmente está onde sempre deveria: na cadeia. O STF o condenou a 27 anos e três meses por

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)