Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Transposição e oportunidades


Opinião: Transposição e oportunidades  - Gente de OpiniãoO momento é único para Rondônia. E também uma bênção. Se tudo acontecer como está previsto, ao Estado serão incorporados cerca de 30% de novos servidores nos próximos 2 anos. Pode até chegar a 40%. Um verdadeiro choque de gerações.

Uma oportunidade rara de renovação do pessoal sem grandes comprometimentos do perfil da folha de pagamento. Porque igual contingente migrará para o serviço público federal e aposentadorias. E toda esta juventude incorporada, deve chegar ao modelo de gestão pública completamente diferente – que o seu salário será feito em parte por ele mesmo. Pelo seu esforço pessoal. Pelo seu conhecimento adquirido nos bancos escolares e nas especializações.

Creio que Rondônia poderá ser um modelo extraordinário de gestão pública renovadora. Afastando progressivamente o compadrio, a mediocridade, a lentidão, os serviços ruins, o descontrole vergonhoso. Falo estas coisas pra vocês não como sonho de primavera, que está chegando, mas, como ações possíveis. Porque o mundo inteiro está comprometido com este objetivo. Nem falo da melhoria da qualidade da educação – porque diáriamente revistas e jornais publicam os sofríveis indicadores brasileiros.

Não basta falar. Agora é fazer. E aproveitar a transposição para de fato, em todos os sentidos, transpor o Muro de Berlim que tem dentro de cada um de nós. E renovar e modernizar pra valer.

Fonte: Blog do Confúcio


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

A enganação continua no ar

A enganação continua no ar

As campanhas eleitorais já começaram. Começaram e continuarão como sempre começam e continuam. De repente, num passe de mágica, políticos cuja históri

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Entre a soberania islâmica e a soberania constitucional

Como o globalismo liberal e as migrações transnacionais desafiam o modelo constitucional do Estado-nação.... As vagas migratórias contemporâneas dif

O MP-RO e a sociedade Por Valdemir Caldas

O MP-RO e a sociedade Por Valdemir Caldas

Hoje, deixo de lado a seara política, com seus vícios e mazelas condenáveis, para destacar a atuação proficiente do Ministério Público de Rondônia (

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)