Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Transposição e oportunidades


Opinião: Transposição e oportunidades  - Gente de OpiniãoO momento é único para Rondônia. E também uma bênção. Se tudo acontecer como está previsto, ao Estado serão incorporados cerca de 30% de novos servidores nos próximos 2 anos. Pode até chegar a 40%. Um verdadeiro choque de gerações.

Uma oportunidade rara de renovação do pessoal sem grandes comprometimentos do perfil da folha de pagamento. Porque igual contingente migrará para o serviço público federal e aposentadorias. E toda esta juventude incorporada, deve chegar ao modelo de gestão pública completamente diferente – que o seu salário será feito em parte por ele mesmo. Pelo seu esforço pessoal. Pelo seu conhecimento adquirido nos bancos escolares e nas especializações.

Creio que Rondônia poderá ser um modelo extraordinário de gestão pública renovadora. Afastando progressivamente o compadrio, a mediocridade, a lentidão, os serviços ruins, o descontrole vergonhoso. Falo estas coisas pra vocês não como sonho de primavera, que está chegando, mas, como ações possíveis. Porque o mundo inteiro está comprometido com este objetivo. Nem falo da melhoria da qualidade da educação – porque diáriamente revistas e jornais publicam os sofríveis indicadores brasileiros.

Não basta falar. Agora é fazer. E aproveitar a transposição para de fato, em todos os sentidos, transpor o Muro de Berlim que tem dentro de cada um de nós. E renovar e modernizar pra valer.

Fonte: Blog do Confúcio


 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)