Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Quem procura, encontra



Todas as pessoas bem intencionadas devem ter objetivos claros na vida. Em vista disto, caminham ao encontro daquilo que seja melhor para si mesma e para os outros. Mas não podem perder o “chão” que pisam, e nem o “horizonte” que deve ser alcançado. Tudo deve ter força de esperança verdadeira.

Na vivência cristã, temos como chão a força da Palavra de Deus e da oração, especialmente o “Pai Nosso”, ensinado pelo Senhor. O horizonte, passando por todo um caminho de espiritualidade e de compromisso cristão, é a ressurreição em Cristo, a felicidade eterna nas promessas de Deus Pai.

Não encontramos um horizonte de vida se não passamos pela prática da justiça e do direito. Isto supõe relações de partilha de bens e de perdão autêntico, assumindo responsabilidades no mundo da cultura e dos problemas cotidianos. Não basta a atitude de procura sem uma ação concreta de vida e transformação.

Na procura por algo na vida, além das práticas cristãs, temos os deveres de cidadania, de compromisso com o Estado, com a pátria, e tudo que a envolve, e com os cidadãos. A expressão maior disto acontece nos momentos decisórios, como no voto consciente como força de libertação e vida da nação.

Estamos na hora da procura de muitos de nossos futuros dirigentes. Eles estão por aí, em plena campanha eleitoral. Há o perigo de uma má escolha, de votar em candidatos totalmente desconectados com a Doutrina Social da Igreja e preocupados apenas com o próprio bem e o de seu grupo. Será que merecem seu voto!

Sabemos que não é tão fácil dizer um “sim” comprometido com as prioridades da sociedade, com o futuro do Brasil e por uma democracia mais consolidada. O “sim” com interesses corporativos é um grande prejuízo para o país, refletindo fortemente na vida do povo.

Quem procura, encontra, mas vendo no voto a sua importância decisória, com critérios que devem expressar um verdadeiro compromisso de cristão. Para isto, todo cidadão cristão deve agir envolvido por uma mística de oração.

Fonte: CMBB / Dom Paulo Mendes Peixoto

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

Lula quer criar um serviço de tele reclamação

O presidente Lula saiu-se com mais uma das suas bizarrices. Agora, ele quer criar um serviço de tele reclamação, um canal de comunicação entre o gove

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)