Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: Quem procura, encontra



Todas as pessoas bem intencionadas devem ter objetivos claros na vida. Em vista disto, caminham ao encontro daquilo que seja melhor para si mesma e para os outros. Mas não podem perder o “chão” que pisam, e nem o “horizonte” que deve ser alcançado. Tudo deve ter força de esperança verdadeira.

Na vivência cristã, temos como chão a força da Palavra de Deus e da oração, especialmente o “Pai Nosso”, ensinado pelo Senhor. O horizonte, passando por todo um caminho de espiritualidade e de compromisso cristão, é a ressurreição em Cristo, a felicidade eterna nas promessas de Deus Pai.

Não encontramos um horizonte de vida se não passamos pela prática da justiça e do direito. Isto supõe relações de partilha de bens e de perdão autêntico, assumindo responsabilidades no mundo da cultura e dos problemas cotidianos. Não basta a atitude de procura sem uma ação concreta de vida e transformação.

Na procura por algo na vida, além das práticas cristãs, temos os deveres de cidadania, de compromisso com o Estado, com a pátria, e tudo que a envolve, e com os cidadãos. A expressão maior disto acontece nos momentos decisórios, como no voto consciente como força de libertação e vida da nação.

Estamos na hora da procura de muitos de nossos futuros dirigentes. Eles estão por aí, em plena campanha eleitoral. Há o perigo de uma má escolha, de votar em candidatos totalmente desconectados com a Doutrina Social da Igreja e preocupados apenas com o próprio bem e o de seu grupo. Será que merecem seu voto!

Sabemos que não é tão fácil dizer um “sim” comprometido com as prioridades da sociedade, com o futuro do Brasil e por uma democracia mais consolidada. O “sim” com interesses corporativos é um grande prejuízo para o país, refletindo fortemente na vida do povo.

Quem procura, encontra, mas vendo no voto a sua importância decisória, com critérios que devem expressar um verdadeiro compromisso de cristão. Para isto, todo cidadão cristão deve agir envolvido por uma mística de oração.

Fonte: CMBB / Dom Paulo Mendes Peixoto

Gente de OpiniãoSábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A magia do período eleitoral

A magia do período eleitoral

É comum, em período eleitoral, políticos e candidatos encontrarem soluções milagrosas para os inúmeros problemas que angustiam a população. Por exem

A polarização é um câncer

A polarização é um câncer

O jornalista Diogo Mainardi disse certa vez que “no Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada. Tem um bando de salafrários que se reún

Presidenciais em alta tensão:  análise do cenário político

Presidenciais em alta tensão: análise do cenário político

Esquerda defensora do poder adquirido e Direita divididaA candidatura presidencial de André Ventura, pelo partido CHEGA, coloca em evidência quest

Câmara Municipal de Porto Velho sofre revés financeiro

Câmara Municipal de Porto Velho sofre revés financeiro

A Câmara Municipal de Porto Velho a caba de sofrer um revés financeiro. A prefeitura teria discordado dos dados populacionais e, com base em informa

Gente de Opinião Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)