Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: O administrador malabarista


Vai longe o tempo em que o estudante que tirava o primeiro lugar na escola ganhava um “santinho”. Época em que o conselho era para se entrar e ficar até se aposentar na mesma empresa. Tempos em que o orgulho era dizer “meu nome é trabalho e meu sobrenome é dedicação”. Hoje, o master conselho é manter o sábio equilíbrio entre todas as esferas da vida – trabalho, lazer, família e vida social – cuidando ao mesmo tempo dos relacionamentos e da melhoria contínua através do aprendizado vitalício, que leva o nome de empregabilidade.

O profissional do século XXI assemelha-se a um malabarista de circo, que tem de manter no ar diversos pratos em movimento ao mesmo tempo. Precisa manter, ao mesmo tempo, foco nas pessoas e nos resultados, de forma a otimizar os recursos para manter e ampliar a PRODUTIVIDADE e a COMPETITIVIDADE da empresa. Isso significa achar respostas e equilíbrio para questões como:

- Estímulo x Motivação - Quais os estímulos duradouros?
- Delegação x Autoridade x Responsabilidades - Quem, como e quando delegar?
- Informações x Comunicação - Transparência, perfil e canais de comunicação
- Feedback - Quem, quando e como dar feedback?
- Controle x Monitoramento - Para melhor gerenciar os Planos de Ações
- Condições para Ambientes Criativos - Aceitação, valorização e estímulos às críticas
- Diretrizes e Tomada de Decisões - Busca de consenso e comprometimento
- Condução de Reuniões Produtivas - Processo participativo. Saber falar e ouvir
- Melhoria contínua – Aplicação sistemática do PDCA e do MASP

Vivemos em uma “época de ouro” na qual produtos, serviços e empregos estão super ofertados. Onde o grande desafio é atrair, conquistar e manter satisfeitos os clientes internos e externos. Nunca foi tão fácil trocar de fornecedor, tudo virou descartável. Até a sentença “até que a morte os separe”, proferida no altar por ocasião dos casamentos, para muitos virou motivo de piada. Junto com todas as históricas atribuições esperadas dos chefes, somou-se o aprimoramento das habilidades para “apagar incêndios”, resolvendo conflitos, que a todo o momento emergem nas relações interpessoais. Para contribuir nas soluções, segue abaixo um conjunto de sugestões para se lidar com a insatisfação:

- Deixe o cliente falar
- Facilite a queixa
- Faça com que a reclamação seja bem-vinda
- Ouça com atenção
- Obtenha informações relevantes
- Examine os fatos, sabendo fazer perguntas
- Mantenha a mente aberta. Seja generoso nas respostas.
- Não discuta, tão pouco fique na defensiva
- Tente descobrir a solução que o cliente deseja
- Diga o que pode e não o que não pode fazer

Segundo os estudiosos da mente humana “ninguém consegue ver a realidade como ela é.” Então, o que fazer para obter a confiança e assegurar que o seu cliente entendeu? Primeiro, não mentir para o cliente, pois é através da verdade que se gera credibilidade e confiança. Segundo, pedir frequente feedback, de forma a alinhar a compreensão, assegurando-se que está sendo entendido. Terceiro, buscar conhecer e atender as expectativas, sempre que possível, pois, quando atendidas, têm um grande poder para a manutenção da fidelidade.

Fonte: Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

O Brasil mais parece uma árvore centenária – bonita por fora, mas podre por dentro, completamente destruída pela ação do vírus da corrupção. E o pio

A cultura do colete salva-vidas

A cultura do colete salva-vidas

          Eu não sei nadar. Consigo, sem problemas, entrar numa piscina para me divertir. Mas se for num grande volume de água, como um lago, o rio

Mutilação genital feminina

Mutilação genital feminina

O Martírio silencioso e a Urgência de ver e atuar Um relógio humano marca, a cada onze segundos, uma mutilação genital feminina no mundo. Este não

Acabar o Bolsa Família, por quê?

Acabar o Bolsa Família, por quê?

         A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)