Quinta-feira, 7 de junho de 2012 - 12h03
Vai longe o tempo em que o estudante que tirava o primeiro lugar na escola ganhava um “santinho”. Época em que o conselho era para se entrar e ficar até se aposentar na mesma empresa. Tempos em que o orgulho era dizer “meu nome é trabalho e meu sobrenome é dedicação”. Hoje, o master conselho é manter o sábio equilíbrio entre todas as esferas da vida – trabalho, lazer, família e vida social – cuidando ao mesmo tempo dos relacionamentos e da melhoria contínua através do aprendizado vitalício, que leva o nome de empregabilidade.
O profissional do século XXI assemelha-se a um malabarista de circo, que tem de manter no ar diversos pratos em movimento ao mesmo tempo. Precisa manter, ao mesmo tempo, foco nas pessoas e nos resultados, de forma a otimizar os recursos para manter e ampliar a PRODUTIVIDADE e a COMPETITIVIDADE da empresa. Isso significa achar respostas e equilíbrio para questões como:
- Estímulo x Motivação - Quais os estímulos duradouros?
- Delegação x Autoridade x Responsabilidades - Quem, como e quando delegar?
- Informações x Comunicação - Transparência, perfil e canais de comunicação
- Feedback - Quem, quando e como dar feedback?
- Controle x Monitoramento - Para melhor gerenciar os Planos de Ações
- Condições para Ambientes Criativos - Aceitação, valorização e estímulos às críticas
- Diretrizes e Tomada de Decisões - Busca de consenso e comprometimento
- Condução de Reuniões Produtivas - Processo participativo. Saber falar e ouvir
- Melhoria contínua – Aplicação sistemática do PDCA e do MASP
Vivemos em uma “época de ouro” na qual produtos, serviços e empregos estão super ofertados. Onde o grande desafio é atrair, conquistar e manter satisfeitos os clientes internos e externos. Nunca foi tão fácil trocar de fornecedor, tudo virou descartável. Até a sentença “até que a morte os separe”, proferida no altar por ocasião dos casamentos, para muitos virou motivo de piada. Junto com todas as históricas atribuições esperadas dos chefes, somou-se o aprimoramento das habilidades para “apagar incêndios”, resolvendo conflitos, que a todo o momento emergem nas relações interpessoais. Para contribuir nas soluções, segue abaixo um conjunto de sugestões para se lidar com a insatisfação:
- Deixe o cliente falar
- Facilite a queixa
- Faça com que a reclamação seja bem-vinda
- Ouça com atenção
- Obtenha informações relevantes
- Examine os fatos, sabendo fazer perguntas
- Mantenha a mente aberta. Seja generoso nas respostas.
- Não discuta, tão pouco fique na defensiva
- Tente descobrir a solução que o cliente deseja
- Diga o que pode e não o que não pode fazer
Segundo os estudiosos da mente humana “ninguém consegue ver a realidade como ela é.” Então, o que fazer para obter a confiança e assegurar que o seu cliente entendeu? Primeiro, não mentir para o cliente, pois é através da verdade que se gera credibilidade e confiança. Segundo, pedir frequente feedback, de forma a alinhar a compreensão, assegurando-se que está sendo entendido. Terceiro, buscar conhecer e atender as expectativas, sempre que possível, pois, quando atendidas, têm um grande poder para a manutenção da fidelidade.
Fonte: Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A política do tempo dos coronéis
Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem. Não se pode negar que Léo Moraes es

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo
O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)