Quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 09h41
Por José de Holanda
Continuo com a minha insistência a respeito da realização do Joer. Esta semana recebi muitos apoios a respeito do meu último artigo, agradeço a todos pela atenção.
Falta uma semana para o início do recesso das aulas nas redes estaduais de ensino, e até agora não houve nenhuma resposta a respeito da realização do Joer, apenas muitas conversas sem chegar a lugar nenhum, já é dado como certo que a categoria infantil possivelmente não irá disputar o nível nacional, além do mais, se o Joer 2011 for cancelado, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) punirá o estado com a exclusão em seus eventos esportivos.
Tudo indica que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) está contra os jovens atletas, prejudicando grande parte dos estudantes que querem seguir a carreira esportiva. Como falei no outro artigo, isso é uma politicagem e quem está perdendo são essas crianças e adolescentes. Se houve erros em licitação que culpem os responsáveis, mas não deixem de realizar o Joer, que o façam o evento agora, pois temos menos de um mês para a categoria nacional. A fase nacional (categoria infantil) dos jogos escolares começa dia 09 de setembro.
Como o poder público pode fazer uma coisa dessas contra os estudantes? Se por um acaso ocorrer fatos tendo jovens virando marginais, já tenho a certeza de quem são os culpados: é o poder público que não investi na educação, esporte e cultura. E quando dizem que investem fica a pergunta: cadê o investimento?
Será que os nossos representantes não querem enxergar este fato, os nobres deputados estaduais atrapalham mais do que ajudam, ou nem ajudam, fazem é atrapalhar totalmente, esses mesmos alunos atletas serão futuros eleitores e uma parte já são, o troco pode vim nas urnas. A volta dos caras pintadas pode estar perto, um protesto de estudantes é pior do que a greve de ônibus em nossa capital.
Onde está o nosso governador de Rondônia para resolver essa situação do Joer? Será que o mesmo também não está dando importância para essa classe, - que, aliás, o ajudou a ser eleito -, pois os jovens querem ver a mudança, contudo o nosso representante maior do estado paralisou as ações? Ou será que precisa técnicos de Cuba para resolver a situação dos jogos escolares?
Aqui fica a minha indignação com a irresponsabilidade dos nossos representantes políticos, e outra coisa, já comecei a incomodar gente grande com o artigo passado, só pararei de escrever quando tudo estiver pronto e acontecendo o Joer e sabendo que os nossos atletas da categoria infantil disputarão a modalidade a nível nacional.
(*) Ex-atleta dos Jogos Escolares de Rondônia, trabalha em empresa privada.
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A cultura do colete salva-vidas
Eu não sei nadar. Consigo, sem problemas, entrar numa piscina para me divertir. Mas se for num grande volume de água, como um lago, o rio

O Martírio silencioso e a Urgência de ver e atuar Um relógio humano marca, a cada onze segundos, uma mutilação genital feminina no mundo. Este não

Acabar o Bolsa Família, por quê?
A sociedade brasileira é uma das mais injustas do mundo quando o assunto é política econômica. Aqui se tem uma das maiores desigualdades so

Lava-jato é café pequeno perto do escândalo do Banco Master
Aí do homem por quem vem o escândalo! Essa passagem está no livro de Mateus, 18,7. Segundo estudiosos da Bíblia, esse “Aí” significa lamento, triste
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)