Porto Velho (RO) segunda-feira, 19 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO DO CIDADÃO: SEM FLOR


 

Ariel Argobe (*)

É preocupante, abnegado colunista Zekatraca, como se deu o processo do novo endereço da ALE. Há tanto tempo nossos deputados vem discutindo a construção da nova sede da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Agora, efetivamente assistimos se encaminharem as primeiras ações do novo e caríssimo endereço. Isto mesmo custou muito caro à cultura popular esta nova sede. Custou despejar nossos bois-bumbás e nossas quadrilhas juninas, os amantes da cultura popular, os turistas, os visitantes e o grande público, de um espaço que há décadas era referencia da nossa identidade cultural. Para onde vamos? 

Com a palavra nossos parlamentares (da direita e da esquerda), que em 2010 estarão tentando reeleição ou eleição, buscando os votos de carnavalescos, sambistas e passistas, músicos, atores, artistas plásticos, brincantes de bois-bumbás, de quadrilhas juninas e de nossos produtores culturais. Virão até nós, obstinados - porém nem sempre reconhecidos - trabalhadores da cultura, para pedir nosso apoio, nosso voto, nosso sangue, nosso suor e objeto artístico, para coroar de êxito seus projetos políticos pessoais. Apresentar-se-ão como únicos legítimos e verdadeiros paladinos da cultura. Verdadeiros salvadores da cultura da pátria. Só não consigo compreender, como é que nossos parlamentares pensaram em um espaço para eles trabalharem? confortavelmente - ainda que desterrando a cultura - e não pensaram como resolver o problema dos desalojados. 

Resta-nos um consolo: nossas quadrilhas juninas foram expulsas daquele local - historicamente da cultura popular -, para dar lugar a outras quadrilhas. Quadrilha que rouba quadrilha tem sem anos de perdão. 

Tenho dito! 

*Ariel Argobe, Artista Plástico, beradeiro do Estado do Guaporé 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Opinião

Meu cargo, minha vida

Meu cargo, minha vida

Bolsonaro se revelou um profundo conhecedor da natureza humana

Cada quadrado no seu quadrado

Cada quadrado no seu quadrado

Os argentinos são como são. E não querem nem aceitam conselhos.

Feliz dia de quem matou os pais!

Feliz dia de quem matou os pais!

Dia em que Suzane von Richthofen e Alexandre Nardoni estão de férias da prisão.

Brasil,  192 anos dos Cursos  Jurídicos  Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

Brasil, 192 anos dos Cursos Jurídicos Salve o dia 11 de agosto, dia dos advogados

O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigual