Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OPINIÃO: Como é difícil arrumar palanque limpo em Rondônia



Se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Como é difícil arrumar palanque limpo em Rondônia.

OPINIÃO: Como é difícil arrumar palanque limpo em Rondônia - Gente de Opinião

João Serra Cipriano

Marcha soldado, cabeça de papel, quem não marchar direito vai parar no Congresso Nacional. Tá difícil para os poucos políticos fichas limpas e para os presidentes das legendas com compromissos sérios, encontrar um palanque de caciques com ficha limpa. Que têm isso é publico, mas ainda não é notório, porém as raras candidaturas majoritárias ficha limpa não alcançam indicadores de votos suficientes para levar juntos os candidatos à Assembléia Legislativa e principalmente a Câmara Federal.

Se somar as denúncias criminais de alguns caciques e pré-candidatos, os inquéritos em andamentos nas esferas e as sentenças já prolatadas com mandatos de prisão não cumpridos por uso das chamadas imunidades políticas e também as impunidades adquiridas por grana milionárias em bancas de advocacias, se comparado com os detentos do Urso Branco, quase dá para empatar em anos de prisão e crimes cometidos. Olha que dentro do Urso Branco tem mais honra e código de ética e respeito mútuo entre si, que dentro da política rondoniense.

É um quebra queixo sem precedente. Todo mundo trai, todo mundo, que a tal ASCRON parece casa de mulher honrada que nunca traiu marido algum. Como não bastasse, começam os insultos e ofensas familiares nos tais encontros regionais das legendas, que dá uma noção clara de como devem se comportar os chefões donos dos palanques e das legendas partidárias e acima de tudo a falta de um quadro ético nestas eleições gerais de 2010.

A política nacional dos escândalos, das corrupções e dos conchavos visando somente o poder pelo simples poder já tomou conta da política regional. As legendas partidárias, na sua grande maioria, deixaram de ser instrumento de lutas sociais, de oportunidades de erradicar através dos políticos eleitos as duras mazelas de violência, falta de empregos, fome, falta de saúde e atendimentos hospitalares e inclusive a falta de um norte educacional capaz de encaminhar os jovens para uma profissão e bem longe das drogas.

O que me resta em quanto o meu PSB não define em que ninho vai pousar é repetir “Se ficar o bicho pega e se correr o bicho come. Come é difícil arrumar palanque limpo em Rondônia”. Espero não ficar sem a minha vaga nas convenções por falar a verdade nua e crua.

· O autor João Serra Cipriano é jornalista e suplente de deputado federal pelo PSB-RO


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)