Segunda-feira, 7 de março de 2011 - 15h24

As mulheres, de fato, já desbravam territórios outrora inacessíveis, e chegaram ao Centro do Poder, mostrando garra e a perseverança de quem soube aguardar o momento certo para conquistar o espaço.
Aqui em Rondônia são milhares de mulheres que merecem reconhecimento todos os dias, e que, no nosso dia-a-dia, nos enchem de prazer e orgulho.
Em nome destas quatro mulheres que estão em alta: Zelite, Marinha, Luana e Mariana, é que homenageio a todas as maravilhosas heroínas dessa imensa terra de rondonienses.
ZELITE
A desembargadora Zelite Andrade Carneiro é presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Antes, de janeiro de 2008 a dezembro de 2009, esteve como presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Também já atuou como Conselheira Deliberativa da ABMCJ (entidade de caráter nacional e internacional ligada a evolução e participação da mulher no mercado de trabalho). A competência desta desembargadora rondoniense também é reconhecida nacionalmente – prova disso é fato dela ter sido escolhida vice-presidente da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes de Tribunais Eleitorais do Brasil, durante o 52º encontro ocorrido em Recife em fevereiro deste ano.
MARINHA
Marinha Célia Rocha Raupp de Matos (PMDB) é uma das representantes feminina de Rondônia na Câmara Federal, com mandato até 2015. Psicóloga formada pela UNESP Assis, veio para Rondônia em 1985 para atuar como professora. Estreou na política em 1994, quando foi eleita pela primeira vez deputada federal, sendo reeleita por outras quatro vezes consecutivas. Nas Eleições de 2010, Marinha quebrou seu próprio recorde, atingindo mais de 100 mil votos, ocupando a 3ª colocação da lista do TSE dos deputados federais mais bem votados (considerando, proporcionalmente, o número de eleitores nos respectivos estados). Na Câmara, Marinha Raupp foi presidente da Coordenação da Bancada do Norte. Sua marca registrada é o carisma e carinho que demonstra aos seus eleitores.
MARIANA
Mariana Carvalho entrou na galeria das personalidades políticas mais jovens da história de Rondônia, ao conquistar, aos 22 anos, uma vaga de vereadora na Câmara de Porto Velho, nas eleições de 2008. Ela também é secretária nacional de políticas públicas para mulheres jovens do PSDB, e, ainda consegue arranjar tempo para prosseguir no curso de Medicina com o alvo de ser médica. Como parlamentar, Mariana se destaca com apresentação de projetos voltados, principalmente, para a população carente. Na Câmara Municipal, conquistou o respeito dos seus copartidários, e é vista como uma personalidade política em ascensão..
LUANA
Luana Najara Aben Athar atualmente faz sucesso na TV, mas antes disso arrematou importantes títulos em concursos de beleza, dentre eles: Miss Rondônia Oficial 2004; Miss Brasil Atlântico Internacional 2004 e Embaixadora Internacional 2005. Sua beleza e encanto também a levou à final do Miss Brasil 2004, deixando representantes de muitos estados brasileiros para trás. Ela se tornou conhecida como a namorada de um cantor sertanejo famoso nacionalmente, mas garante que isso não foi motivo para conquistar seu espaço profissional. Sete anos após ter sido escolhida a mais bela de Rondônia com a conquista do título de miss, Luana ainda é considerada uma das mulheres mais bonitas deste Estado, além de ser muito talentosa.
Fonte: Lucas Tatuí, é webjornalista e assessor de Imprensa Sindical.
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A importância de se criar o Conselho de Assistência Médica
O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho (IPAM) possui o Conselho de Previdência, um órgão coleg

A Coreia do Norte é inimiga dos Estados Unidos desde que terminou a fatídica Guerra da Coreia entre 1950 e 1953. Conflito este que dividiu

Com o final da Operação Sutura, é hora de avançar na melhoria da assistência médica do Ipam
Com o final da Operação Sutura, realizada pela Polícia Civil, em parceria com o Ministério Público de Rondônia, identificando responsáveis de possív

Rainer Rilke à luz de Nuno Álvares Pereira
O Indivíduo na sociedade e a sociedade no indivíduo: Ninguém se pensa sozinho Não existe um “eu” puro fora do “nós”, nem um “nós” abstrato que dispens
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)