Porto Velho (RO) sábado, 28 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Opinião

Opinião: 2011 é o ano das mulheres


Opinião: 2011 é o ano das mulheres  - Gente de Opinião

As mulheres, de fato, já desbravam territórios outrora inacessíveis, e chegaram ao Centro do Poder, mostrando garra e a perseverança de quem soube aguardar o momento certo para conquistar o espaço.

Aqui em Rondônia são milhares de mulheres que merecem reconhecimento todos os dias, e que, no nosso dia-a-dia, nos enchem de prazer e orgulho.

Em nome destas quatro mulheres que estão em alta: Zelite, Marinha, Luana e Mariana, é que homenageio a todas as maravilhosas heroínas dessa imensa terra de rondonienses.

 

ZELITE

A desembargadora Zelite Andrade Carneiro é presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Antes, de janeiro de 2008 a dezembro de 2009, esteve como presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia. Também já atuou como Conselheira Deliberativa da ABMCJ (entidade de caráter nacional e internacional ligada a evolução e participação da mulher no mercado de trabalho). A competência desta desembargadora rondoniense também é reconhecida nacionalmente – prova disso é fato dela ter sido escolhida vice-presidente da Comissão Executiva do Colégio de Presidentes de Tribunais Eleitorais do Brasil, durante o 52º encontro ocorrido em Recife em fevereiro deste ano.

MARINHA

Marinha Célia Rocha Raupp de Matos (PMDB) é uma das representantes feminina de Rondônia na Câmara Federal, com mandato até 2015. Psicóloga formada pela UNESP Assis, veio para Rondônia em 1985 para atuar como professora. Estreou na política em 1994, quando foi eleita pela primeira vez deputada federal, sendo reeleita por outras quatro vezes consecutivas. Nas Eleições de 2010, Marinha quebrou seu próprio recorde, atingindo mais de 100 mil votos, ocupando a 3ª colocação da lista do TSE dos deputados federais mais bem votados (considerando, proporcionalmente, o número de eleitores nos respectivos estados). Na Câmara, Marinha Raupp foi presidente da Coordenação da Bancada do Norte. Sua marca registrada é o carisma e carinho que demonstra aos seus eleitores.

MARIANA

Mariana Carvalho entrou na galeria das personalidades políticas mais jovens da história de Rondônia, ao conquistar, aos 22 anos, uma vaga de vereadora na Câmara de Porto Velho, nas eleições de 2008. Ela também é secretária nacional de políticas públicas para mulheres jovens do PSDB, e, ainda consegue arranjar tempo para prosseguir no curso de Medicina com o alvo de ser médica. Como parlamentar, Mariana se destaca com apresentação de projetos voltados, principalmente, para a população carente. Na Câmara Municipal, conquistou o respeito dos seus copartidários, e é vista como uma personalidade política em ascensão..

LUANA

Luana Najara Aben Athar atualmente faz sucesso na TV, mas antes disso arrematou importantes títulos em concursos de beleza, dentre eles: Miss Rondônia Oficial 2004; Miss Brasil Atlântico Internacional 2004 e Embaixadora Internacional 2005. Sua beleza e encanto também a levou à final do Miss Brasil 2004, deixando representantes de muitos estados brasileiros para trás. Ela se tornou conhecida como a namorada de um cantor sertanejo famoso nacionalmente, mas garante que isso não foi motivo para conquistar seu espaço profissional. Sete anos após ter sido escolhida a mais bela de Rondônia com a conquista do título de miss, Luana ainda é considerada uma das mulheres mais bonitas deste Estado, além de ser muito talentosa.

Fonte: Lucas Tatuí, é webjornalista e assessor de Imprensa Sindical.

Mais Sobre Opinião

A cidade foi a grande ausente no debate

A cidade foi a grande ausente no debate

Se o Ibope estiver certo em sua aferição, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) vai permanecer por mais quatro anos no comando do município de Porto Velho

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Hildon Chaves deverá vencer as eleições muito facilmente, se a Cristiane não se reposicionar junto aos eleitores

Até o momento, ao que tudo indica, parece que a definição sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita de Porto Velho é “favas contadas”. O atual

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Respeito a decisão do Vinícius, mas não concordo

Recebi de um amigo um vídeo em que o candidato à prefeitura de Porto Velho, Vinicius Miguel - em quem votei no primeiro turno da eleição de domingo (1

Os náufragos de 2020

Os náufragos de 2020

Não foi apenas o presidente Jair Bolsonaro que saiu perdendo nas eleições municipais de 2020. A esquerda foi massacrada nas urnas. Exemplo disso é o