Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinão: A importância da FAPERO


Opinão: A importância da FAPERO - Gente de Opinião

Por Leandro de Jesus*

A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades a agricultura, a pecuária, a indústria alimentíciae o extrativismovegetal e mineral.

Atualmente, o estado possui um rebanho bovino de aproximadamente 11 milhões de cabeças de gado, sendo o 8º maior do país. Além da pecuária de corte, a pecuária leiteira também se destaca no estado, sendo o maior produtor da região Norte e 7º maior produtor nacional.

Rondônia precisa mudar este cenário de exportador de matérias-primas e começar a agregar valor aos seus produtos.

Com uma posição geográfica visivelmente privilegiada, estamos estrategicamente posicionados como um portal de entrada para a região amazônica, onde os transportes rodoviários e fluviais facilitam o escoamento da produção beneficiando além de Rondônia, os setores produtivos dos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, não esquecendo a ampla fronteira com a Bolívia.

Além disso, outro fator importante é a implantação das usinas hidrelétricas do Complexo do Madeira, que possibilitará a expansão da Hidrovia do Madeira, integrando países como Brasil, Peru e Bolívia, a construção de eclusas nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau elevariam o trecho de navegação dos atuais 1.056 km a 4.225 km à montante de Porto Velho, conectando os rios Madeira, Mamoré e Guaporé (Brasil), Beni (Bolívia) e Madre de Dios (Peru).

Um dos mecanismos que possibilitariam estudos mais aprofundados para a execução dessa mudança seria a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia – FAPERO, a mesma já possui uma Lei de Criação, mas infelizmente ainda não foi regulamentada na Assembleia Legislativa.

Essas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) têm como finalidade básica apoiar projetos de pesquisas, ensinos e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. As fundações atuam principalmente como canais das instituições de pesquisa e universidades junto às entidades e empresas públicas e privadas para a realização de atividades de cooperação técnicas e prestação de serviços, fomentando o desenvolvimento regional.

Os grandes eixos de atuação das FAPs são: a) fomento às pesquisas científicas e tecnológicas e à inovação; b) formar recursos humanos qualificados para as pesquisas; c) fomentar a interação entre os centros geradores do conhecimento e os setores economicamente produtivos.

Diante deste cenário de mudanças, que acentuam o crescimento e desenvolvimento sustentável é de fundamental importância a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia - FAPERO com a maior brevidade possível, a partir daí passaremos a utilizar a ciência e a tecnologia na solução de problemas econômicos e sociais que afetam o desenvolvimento sustentável da economia rondoniense, acredito que fomentando a capacitação tecnológica, conseguiremos ampliar o estímulo aos nossos pesquisadores, elevando o nível da qualificação da população acadêmica, formando mais mestres e doutores, estou muito otimista porque a FAPERO é um dos compromissos de campanha assumidos pelo governador Confúcio Moura.

 

Entenda o que é a Fundação de Amparo à Pesquisa:

A Fundação de Amparo à Pesquisa é uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. Pode ser de direito privado ou público e pode, ou não, estar vinculada a governos (municipal, estadual ou federal). Tem como missão primordial a indução e o incentivo à pesquisa e inovação científica e tecnológica, que vise o desenvolvimento do município/estado/país.

Entre suas atribuições estão financiamentos de pesquisas por meio de bolsas; contribuição para solidificar grupos de pesquisa científica e tecnológica; promover integração entre os setores produtivos e instituições de ensino e pesquisa; realização de eventos de caráter científico/tecnológico; realização de intercâmbios entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros; divulgação de resultados de pesquisas.
 

Porto Velho – RO, 7 de fevereiro de 2011.

* Administrador, registrado no CRA/RO sob o nº 3.586, Professor Universitário, Especialista em Docência do Ensino Superior, formado pela Faculdade Albert Einstein em Brasília/DF, graduado em Administração, com ênfase em Gestão da Informação pelo Centro de Estudos Superiores Planalto, IESPLAN. Site: www.leandrodejesus.com.br.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)