Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Opinão: A importância da FAPERO


Opinão: A importância da FAPERO - Gente de Opinião

Por Leandro de Jesus*

A economia do estado de Rondônia tem como principais atividades a agricultura, a pecuária, a indústria alimentíciae o extrativismovegetal e mineral.

Atualmente, o estado possui um rebanho bovino de aproximadamente 11 milhões de cabeças de gado, sendo o 8º maior do país. Além da pecuária de corte, a pecuária leiteira também se destaca no estado, sendo o maior produtor da região Norte e 7º maior produtor nacional.

Rondônia precisa mudar este cenário de exportador de matérias-primas e começar a agregar valor aos seus produtos.

Com uma posição geográfica visivelmente privilegiada, estamos estrategicamente posicionados como um portal de entrada para a região amazônica, onde os transportes rodoviários e fluviais facilitam o escoamento da produção beneficiando além de Rondônia, os setores produtivos dos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, não esquecendo a ampla fronteira com a Bolívia.

Além disso, outro fator importante é a implantação das usinas hidrelétricas do Complexo do Madeira, que possibilitará a expansão da Hidrovia do Madeira, integrando países como Brasil, Peru e Bolívia, a construção de eclusas nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau elevariam o trecho de navegação dos atuais 1.056 km a 4.225 km à montante de Porto Velho, conectando os rios Madeira, Mamoré e Guaporé (Brasil), Beni (Bolívia) e Madre de Dios (Peru).

Um dos mecanismos que possibilitariam estudos mais aprofundados para a execução dessa mudança seria a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia – FAPERO, a mesma já possui uma Lei de Criação, mas infelizmente ainda não foi regulamentada na Assembleia Legislativa.

Essas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) têm como finalidade básica apoiar projetos de pesquisas, ensinos e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. As fundações atuam principalmente como canais das instituições de pesquisa e universidades junto às entidades e empresas públicas e privadas para a realização de atividades de cooperação técnicas e prestação de serviços, fomentando o desenvolvimento regional.

Os grandes eixos de atuação das FAPs são: a) fomento às pesquisas científicas e tecnológicas e à inovação; b) formar recursos humanos qualificados para as pesquisas; c) fomentar a interação entre os centros geradores do conhecimento e os setores economicamente produtivos.

Diante deste cenário de mudanças, que acentuam o crescimento e desenvolvimento sustentável é de fundamental importância a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia - FAPERO com a maior brevidade possível, a partir daí passaremos a utilizar a ciência e a tecnologia na solução de problemas econômicos e sociais que afetam o desenvolvimento sustentável da economia rondoniense, acredito que fomentando a capacitação tecnológica, conseguiremos ampliar o estímulo aos nossos pesquisadores, elevando o nível da qualificação da população acadêmica, formando mais mestres e doutores, estou muito otimista porque a FAPERO é um dos compromissos de campanha assumidos pelo governador Confúcio Moura.

 

Entenda o que é a Fundação de Amparo à Pesquisa:

A Fundação de Amparo à Pesquisa é uma agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. Pode ser de direito privado ou público e pode, ou não, estar vinculada a governos (municipal, estadual ou federal). Tem como missão primordial a indução e o incentivo à pesquisa e inovação científica e tecnológica, que vise o desenvolvimento do município/estado/país.

Entre suas atribuições estão financiamentos de pesquisas por meio de bolsas; contribuição para solidificar grupos de pesquisa científica e tecnológica; promover integração entre os setores produtivos e instituições de ensino e pesquisa; realização de eventos de caráter científico/tecnológico; realização de intercâmbios entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros; divulgação de resultados de pesquisas.
 

Porto Velho – RO, 7 de fevereiro de 2011.

* Administrador, registrado no CRA/RO sob o nº 3.586, Professor Universitário, Especialista em Docência do Ensino Superior, formado pela Faculdade Albert Einstein em Brasília/DF, graduado em Administração, com ênfase em Gestão da Informação pelo Centro de Estudos Superiores Planalto, IESPLAN. Site: www.leandrodejesus.com.br.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Proposta polêmica

Proposta polêmica

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res

Rondônia? Só com passaporte!

Rondônia? Só com passaporte!

O artigo 1° da Constituição Federal de 1988 diz que o Brasil é uma República Federativa formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho: saneamento não é luxo, é começo de conversa

Porto Velho não precisa de varinha mágica; precisa de encanamento. De ralo que funciona, de rua que não vira igarapé, de torneira que não falha. Ent

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

17 de novembro: 75 anos de brasilidade deste jurista, homenagens a Vasco Vasconcelos e Luiz Gama, ícones da luta contra a escravidão e maior respeito à dignidade humana

No dia 17 de novembro celebram-se 75 anos de brasilidade, deste jurista,  data que também convida à reflexão sobre a trajetória de grandes juristas ba

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)