Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

OCAMPO COMENTA: FOI DADA A LARGADA


Atenção! Em suas marcas! Pow!!! Como denorex: parece, mas não é. Não se trata de uma corrida de 100 metros rasos, mas sim da corrida para a titularidade do poder municipal e para as vagas de coadjuvantes desse processo. Em uma corrida de 100 metros rasos vence aquele que tem maior poder de explosão, que trabalhou mais o seu condicionamento físico, enquanto que nessa corrida pelo voto, vale tudo, pelo menos é o que temos visto nas últimas disputas.
Nessa competição do voto a regra ainda permite que pessoas participem sem nenhum condicionamento que o páreo exige, disfarçados de competidores preparados em sua condição moral, intencionados a usarem de manobras alheias à lisura da competição, não oportunizando a muitos honestos competidores êxitos em seu objetivo.
O público, ao final de uma competição de 100 metros, saúda o vencedor em reconhecimento a sua superioridade momentânea sobre os adversários, pois testemunhou o esforço da largada até o sorriso da vitória, e mesmo que seu atleta favorito haja perdido, mas tenha demonstrado toda a sua força reconhece a sua fragilidade e admira o seu espírito de competidor, pois nada poderia fazer naquele momento.
Em uma competição de voto, o público é a figura principal desse processo, pois cabe a ele a escolha de quem vai vencer. Reconhecer, no meio desse universo de competidores aqueles que carregam melhores condições de serem levados ao ápice dessa disputa é o X da questão. A quem cabe apontar parâmetros para a formação de uma opinião desprovida de interesses momentâneos? Ao próprio público? Em tese, sim. Mas quando o público é submetido a regras onde a sua essência está baseada na capacidade individual de formar conceito sobre o que é de interesse coletivo, como em países de primeiro mundo, a quem recorrer?
Muitos tijolos, muitas telhas, muitas promessas de empregos e outras coisas mais continuarão a ser parâmetros para escolha de vencedores nesse processo, ou isso é coisa do passado? Alguém que detenha o poder de selecionar os competidores que se mostre antes do tiro de largada, ou correremos o risco, novamente, de nos depararmos com "excelências" dentro de seus ternos listados em branco e preto, como uma ZEBRA dessa competição. Às verdadeiras zebras, aplausos, pois dentro do seu habitat natural competem diariamente, com honestidade, pela sua sobrevivência.
Fonte: FERNANDO OCAMPO FERNANDES  - Jornalista – fernandoocampo@globo.com

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)