Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O voto de Nazireu e Sansão - Por João Antônio Pagliosa


 

Nazireu, dentro da Torá é um termo que designa uma pessoa para serviços a Deus, e segundo a Bíblia, a marca mais comum dessa pessoa - que podia ser homem ou mulher - ,era o uso de cabelo não cortado, a abstinência de vinho e de qualquer bebida alcoólica, a não entrar em qualquer casa, em que houvesse gente morta, e a não assistir qualquer funeral.

Em Amós 2:11, disse o Senhor pela boca do profeta: "Escolhi alguns de seus filhos para serem profetas e outros para serem nazireus, não foi isso mesmo que fiz?"

Em Lamentações 4:7 lemos: "Os seus nazireus eram mais resplandecentes que a neve, mais brancos que o leite; eram mais ruivos de corpo do que os corais e tinham a formosura da safira."

Alguns eram escolhidos e faziam voto de nazireu. Eram separados, eram adoradores, e tinham o seu prazer somente no Senhor. Eram santos, puros e saudáveis de corpo e de mente e de espírito. Os nazireus eram uma honra para Israel, e uma honra para todo o povo judeu.

Sansão o homem forte da Bíblia foi juiz do povo judeu por vinte anos. Ele era um nazireu, e o Espírito do Senhor habitava nele, e o fazia muito forte. Ainda antes de nascer já era homem consagrado a Deus, e ele foi escolhido para iniciar o livramento do povo judeu das mãos dos filisteus.

Porém, quando Sansão se deixou enganar por Dalila, a mulher cortou seus cabelos, ele perdeu suas forças e foi subjugado. Os filisteus vazaram seus olhos e o encarceraram, e os príncipes inimigos fizeram grande festa porque seu principal adversário, aquele que destruía suas terras e multiplicava seus mortos, estava agora em suas mãos.

E o chamaram para que fosse humilhado pois queriam se divertir com aquele homem que lhes causara tantas perdas. E Sansão, completamente cego, pediu para ser colocado entre as duas colunas de sustentação daquele templo, onde se realizava a festa e estava cheio de homens e mulheres. Eram acima de três mil pessoas que ali se divertiam às custas daquele nazireu, cujo Deus se retirara dele porque desobedecera e revelara o segredo de sua força.

E nos últimos instantes de sua vida terrena, Sansão se arrependeu de sua falha e clamou ao Senhor que lhe devolvesse sua força apenas mais uma vez, para que se vingasse daquele povo que o humilhava e que oprimia o povo judeu.

Então, apoiando-se em ambas as colunas, clamou mais uma vez, e fez enorme esforço empurrando as colunas que começaram a se deslocar... E em questão de segundos tudo veio abaixo...

Sansão vivera e morrera matando aqueles que escravizavam seu povo... E foram mais os mortos em sua própria morte, do que os que matara em toda sua vida.

Gente de Opinião
João Antônio Pagliosa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde estadual – a tragédia anunciada

Saúde estadual – a tragédia anunciada

A crise que se instalou no sistema de saúde de Rondônia é mais antiga do que o Código de Hamurabi. Lembro-me que, em outubro de 1994, matéria do ext

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Alemanha perde para Portugal a corrida ao Conselho de Segurança da ONU

Parabéns a Portugal e a Paulo Rangel pelo sucesso da eleiçãoPortugal conseguiu um lugar como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

Cai N’Água: Uma História de Amor Não Correspondido

O Cai N’Água continua sendo cantado pela boemia como se fosse um altar romântico da vida ribeirinha. Mas basta chegar perto para perceber que o enca

A cantilena demagógica da transposição

A cantilena demagógica da transposição

Não sei você, mas eu não suporto mais ouvir essa conversa mole de transposição de servidores do ex-Território de Rondônia para os quadros da União.

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)