Terça-feira, 17 de março de 2015 - 11h09
Por Itamar Ferreira *
O Sindicato dos Trabalhadores na Educação (SINTERO) é um orgulho para o movimento sindical de Rondônia e uma referência para os trabalhadores em educação da Região Norte e do Brasil. Esta afirmação está respaldada não no "achismo", mas em fatos concretos que mostram ser uma entidade com ampla democracia interna, e aguerrida na luta por melhores salários, condições de trabalho e benefícios; defendendo com altivez os interesses da categoria.
No SINTERO, diferentemente de muitos outros sindicatos, o Estatuto segue os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e estabelece várias regras para assegurar a democracia e a participação. As eleições sindicais, por exemplo, são amplamente divulgadas e SEMPRE tiveram mais de uma chapa. Outro fato relevante é que em qualquer negociação com o governo é a categoria que aprova a pauta, aceita ou rejeita propostas, inicia e termina greves, tudo em assembleias livres e soberanas, que também decidem sobre prestação de contas.
Também é prática no Sintero a presença não apenas de um, dois ou três diretores do sindicato nas reuniões de negociação com o governo, mas de todo um colegiado composto por integrantes das Regionais e da base, o que garante a transparência acerca do que é discutido entre sindicato e governo.
Além disso, a Executiva do SINTERO, passadas as eleições sindicais, dá um tratamento igualitário a todas as Regionais, independentemente de seus integrantes terem concorrido pela chapa 1 ou pela chapa 2, já que as eleições para as Regionais são desvinculadas; buscando, assim, a unidade e o fortalecimento da administração para fortalecer as lutas da categoria.
O propósito deste artigo foi ponderar um outro, da lavra do professor Francisco Xavier Gomes, intitulado "A ética do SINTERO", onde predominam adjetivos, ironias, generalizações, acusações diversas e críticas não fundamentadas.
Além disso, no tal artigo foi omitida do leitor que desconhece a realidade da entidade uma informação muito relevante: o professor Xavier foi candidato a presidente derrotado nas eleições do SINTERO ocorridas em 06 de novembro último. Salvo melhor juízo, trata-se do natural inconformismo dos perdedores.
* Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, formado em administração e com pós-graduação em metodologia do ensino pela UNIR, acadêmico de direito 7º período e presidente da CUT.
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo
O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Vorcaro, o homem das mil conexões políticas!
O controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, detido pela Polícia Federal quando tentava fugir do Brasil para Dubai está livre, leve e solto. Teve

Uma canoa totalmente desgovernada boia, sem rumo e sem destino, por uma das inúmeras ruas alagadas daquela estranha e sinistra cidade. Nela estão em

A frase acima não é minha, mas do senador Jorge Kajuru, eleito pelo estado de Goiás. E foi dita da tribuna do Senado, não me recordo quando, referin
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)