Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O SINTERO é de luta e é democrático


 
Por Itamar Ferreira *

O Sindicato dos Trabalhadores na Educação (SINTERO) é um orgulho para o movimento sindical de Rondônia e uma referência para os trabalhadores em educação da Região Norte e do Brasil. Esta afirmação está respaldada não no "achismo", mas em fatos concretos que mostram ser uma entidade com ampla democracia interna, e aguerrida na luta por melhores salários, condições de trabalho e benefícios; defendendo com altivez os interesses da categoria.

No SINTERO, diferentemente de muitos outros sindicatos, o Estatuto segue os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e estabelece várias regras para assegurar a democracia e a participação. As eleições sindicais, por exemplo, são amplamente divulgadas e SEMPRE tiveram mais de uma chapa. Outro fato relevante é que em qualquer negociação com o governo é a categoria que aprova a pauta, aceita ou rejeita propostas, inicia e termina greves, tudo em assembleias livres e soberanas, que também decidem sobre prestação de contas.

Também é prática no Sintero a presença não apenas de um, dois ou três diretores do sindicato nas reuniões de negociação com o governo, mas de todo um colegiado composto por integrantes das Regionais e da base, o que garante a transparência acerca do que é discutido entre sindicato e governo.

Além disso, a Executiva do SINTERO, passadas as eleições sindicais, dá um tratamento igualitário a todas as Regionais, independentemente de seus integrantes terem concorrido pela chapa 1 ou pela chapa 2, já que as eleições para as Regionais são desvinculadas; buscando, assim, a unidade e o fortalecimento da administração para fortalecer as lutas da categoria.

O propósito deste artigo foi ponderar um outro, da lavra do professor Francisco Xavier Gomes, intitulado "A ética do SINTERO", onde predominam adjetivos, ironias, generalizações, acusações diversas e críticas não fundamentadas.

Além disso, no tal artigo foi omitida do leitor que desconhece a realidade da entidade uma informação muito relevante: o professor Xavier foi candidato a presidente derrotado nas eleições do SINTERO ocorridas em 06 de novembro último. Salvo melhor juízo, trata-se do natural inconformismo dos perdedores.

Itamar Ferreira é bancário, sindicalista, formado em administração e com pós-graduação em metodologia do ensino pela UNIR, acadêmico de direito 7º período e presidente da CUT.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

A violência começa antes do crime — e a lei chega tarde

Punir não basta: o Brasil endurece as leis, mas o problema é mais profundo.Novas medidas contra a violência e humilhação de mulheres são necessárias

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

É preocupante o nível de desconfiança da população nas principais instituições brasileiras

Apesar de a democracia está plenamente consolidada no Brasil, parcela significativa da população não confia nas nossas principais instituições. O Co

Intensifica a costura de acordos políticos para o governo de Rondônia

Intensifica a costura de acordos políticos para o governo de Rondônia

Começam a esboçar as pré-candidaturas ao governo de Rondônia. Por enquanto, oito políticos aparecem como possíveis concorrentes ao comando do Paláci

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)