Terça-feira, 14 de maio de 2013 - 10h50
Luiz Carlos Albuquerque
Editor do projeto Leitura no Ônibus,
escritor, palestrante e universitário da UNIR.
Fiz a mesma pergunta a uma dezena de jovens estudantes e apenas um deu-me a resposta certa: Descobrimento do Brasil! O dia era 22 de abril.
Lembro que, quando estudante, uma das datas a ser lembrada é esta, o dia em que Cabral descobriu o Brasil. Eu estranhava o fato de não ser Feriado Nacional, mesmo sendo o dia anterior, 21, já feriado em homenagem a Tiradentes. No meu conceito, que não mudei até agora, nenhum brasileiro, por mais que tenha feito pela Pátria pode ser maior que a própria Pátria. Por isso, entre as duas homenagens – Tiradentes e Descobrimento do Brasil – eu ficaria com a segunda.
Mas, como a República resolveu o homem em detrimento ao próprio país...
Resultado: Atualmente, se já é difícil muitas pessoas identificarem o motivo do feriado de 21 de abril, a data de 22 do mesmo mês, então, quase ninguém mais lembra. Afinal, já está bem longe o ano 1500.
Lembrei disso na manhã de 13 de maio. Quem lembra o que aconteceu ao país numa data semelhante em 1888? Resolvi pesquisar de nova e... nada! Com exceção de pessoas ligadas a algum movimento negro, ninguém sabia que aquele foi o dia em que a Princesa Isabel, ao assinar a Lei Áurea, concedeu liberdade aos cidadãos que ainda viviam escravizados no Brasil.
Fiquei matutando: Como pode-se valorizar o que não se conhece? Como nossos jovens, ou, como dizem os ufanistas, o “futuro da nação”, vai poder falar, com orgulho, sobre a nossa história? Assim acontecendo, logo nosso calendário será assim: Feriados nacionais: Natal, Ano Novo, carnaval, Páscoa do coelhinho e os outros feriados que ninguém sabe do que se trata e que só o que interessa é o dia de folga.
E o que falar de outras datas historicamente importante para o Brasil, entre as quais estão os dias 9 de janeiro, 19 de abril, 7 de Setembro, 15 de Novembro, 19 de Novembro? Você quer saber o que aconteceu nessas datas? Fácil: É só pesquisar cada uma delas e conhecer suas importâncias históricas.
Votação do IOF expôs fragilidade da base do governo Lula no Congresso
Quarta-feira (25), o Congresso impôs mais uma derrota ao governo do presidente Lula derrubando o Decreto que aumentava o IOF. O governo perdeu mais
Roubalheira no INSS -apenas mais um escândalo
O esquema que desviou bilhões de reais de contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foi apenas mais um
O Congresso é culpa do eleitor
O Congresso Nacional do Brasil é, óbvio, o Poder Legislativo e é composto por 513 deputados federais e pelos 81 senadores da República. Es
O Eros e a Busca da Integridade: Entre o Mito e o Sagrado
Em Diálogo com Platão, Jung e a Trindade num Contexto do Sexo como Ritual sagrado A humanidade é um rio que corre entre duas margens: a espiritualid