Terça-feira, 14 de maio de 2013 - 10h50
.jpg)
Luiz Carlos Albuquerque
Editor do projeto Leitura no Ônibus,
escritor, palestrante e universitário da UNIR.
Fiz a mesma pergunta a uma dezena de jovens estudantes e apenas um deu-me a resposta certa: Descobrimento do Brasil! O dia era 22 de abril.
Lembro que, quando estudante, uma das datas a ser lembrada é esta, o dia em que Cabral descobriu o Brasil. Eu estranhava o fato de não ser Feriado Nacional, mesmo sendo o dia anterior, 21, já feriado em homenagem a Tiradentes. No meu conceito, que não mudei até agora, nenhum brasileiro, por mais que tenha feito pela Pátria pode ser maior que a própria Pátria. Por isso, entre as duas homenagens – Tiradentes e Descobrimento do Brasil – eu ficaria com a segunda.
Mas, como a República resolveu o homem em detrimento ao próprio país...
Resultado: Atualmente, se já é difícil muitas pessoas identificarem o motivo do feriado de 21 de abril, a data de 22 do mesmo mês, então, quase ninguém mais lembra. Afinal, já está bem longe o ano 1500.
Lembrei disso na manhã de 13 de maio. Quem lembra o que aconteceu ao país numa data semelhante em 1888? Resolvi pesquisar de nova e... nada! Com exceção de pessoas ligadas a algum movimento negro, ninguém sabia que aquele foi o dia em que a Princesa Isabel, ao assinar a Lei Áurea, concedeu liberdade aos cidadãos que ainda viviam escravizados no Brasil.
Fiquei matutando: Como pode-se valorizar o que não se conhece? Como nossos jovens, ou, como dizem os ufanistas, o “futuro da nação”, vai poder falar, com orgulho, sobre a nossa história? Assim acontecendo, logo nosso calendário será assim: Feriados nacionais: Natal, Ano Novo, carnaval, Páscoa do coelhinho e os outros feriados que ninguém sabe do que se trata e que só o que interessa é o dia de folga.
E o que falar de outras datas historicamente importante para o Brasil, entre as quais estão os dias 9 de janeiro, 19 de abril, 7 de Setembro, 15 de Novembro, 19 de Novembro? Você quer saber o que aconteceu nessas datas? Fácil: É só pesquisar cada uma delas e conhecer suas importâncias históricas.
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal
A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass
Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)