Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O presidente Bolsonaro entre nós


O presidente Bolsonaro entre nós - Gente de Opinião

Agendada para o dia 3 de fevereiro uma visita do presidente Jair Bolsonaro ao Estado de Rondônia, onde o chefe da Nação receberá o presidente peruano, José Pedro Castilho Terrones. Na agenda, como seria óbvio, discussão de assuntos de interesses entre os vizinhos, com relevo para o Estado de Rondônia. Espera-se que o encontro produza resultados concretos não somente para o Brasil como também para nossa região, ultrapassando o ilusório terreno dos discursos, que vão do nada a lugar nenhum.

O momento em que ocorrerá o encontro certamente será recheado de previsões otimistas e de justificadas esperanças para os dois países. O otimismo também terá muito que ver com o período eleitoral. É quase certo que alguns oradores pinçarão um quadro risonho da realidade nacional e local, tentando levar-nos ao esquecimento das agruras por que passa a população brasileira em geral e, de maneira particular, a de Rondônia, como se vivêssemos no melhor dos mundos.

Muitos se esforçarão, até de maneira repetitiva e enfadonha, para buscar nas palavras o que os atos não conseguiram tornar realidade. Haverá, ainda, os que aproveitarão a oportunidade para evidenciar quão poucos países podem anunciar a vitória sobre o desemprego, a miséria, a fome, a covid-19, entre outras mazelas sociais, e o compromisso com a vida, como o Brasil.

Se é verdade que avançamos significativamente no combate à corrupção, reconhecidamente pouco ou quase nada tem sido feito para transformar em realidade o extraordinário potencial do nosso país e da nossa região, nas mais diferentes áreas do conhecimento humano, e colocá-lo à disposição da nossa gente, principalmente dos segmentos mais sofridos da sociedade, o que continuará sendo um desafio da classe politica nacional e, sobretudo, local. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Um governo sob pressão

Um governo sob pressão

O governo Marcos Rocha tornou-se alvo preferencial de críticas as mais variadas. Algumas, justificáveis, pois carregam na sua essência o bem-estar d

A questão da ética na politica

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos  O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

O exemplo do rei Canuto dos Vândalos O exemplo do rei Canuto dos Vândalos

Houve uma época em que ao roubo e ao furto se aplicava a pena de morte. Eram tempos de barbárie, onde a punição, por mais desproporcional e cruel, n

Mutirão de Saúde: a melhor solução

Mutirão de Saúde: a melhor solução

De todas as tentativas feitas por este e outros governos locais para resolver o grave problema de desassistência à saúde em Rondônia, os mutirões re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)