Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O entusiasmo voltou!


 

 *Por Marcelo Thomé

O novo governo capitaneado pelo presidente em exercício Michel Temer reacende uma luz no fim do túnel e, renascidas das cinzas como a criatura mitológica Fênix, as esperanças dos brasileiros tomam novo fôlego. A classe empresarial também vive esta expectativa de mudanças para voltar a investir. A fé foi renovada, pois este novo governo precisa de um voto de confiança e tem todas as condições favoráveis para efetivar, por mais drásticas, as mudanças necessárias. O primeiro passo foi dado.

Deputados e senadores entenderam o recado e fizeram valer, antes tarde que nunca, o que a maioria aspirava há algum tempo. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Os desafios não serão poucos, tornando-se necessário rever as equivocadas medidas que levaram ao fundo do poço a economia e, em consequência, a indústria nacional. Agora estamos apenas à beira do abismo e a esperança nos puxa para o alto. Mas isso será gradativo, posto que o cenário está mudando.

Uma nova história começa, enquanto o pano descerra para o passado, mesmo recente.

O entusiasmo da sociedade e a expectativa em um Governo que se abre ao diálogo é o esteio necessário à reversão da queda do Produto Interno Bruto (PIB), apontada pelo IBGE e pelas agências de avaliação de risco.

Um bom começo pode ser a adoção de algumas das 36 medidas sugeridas recentemente pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Robson Braga de Andrade, em recente encontro com o então vice-presidente Michel Temer. Essas sugestões incluem a urgente necessidade de reforma previdenciária, tributária, trabalhista, controle do gasto público, assegurar a segurança jurídica nas relações do Estado, acelerar os processos de concessões; ampliar e regularizar as condições de crédito às empresas, entre outras.

O parque industrial brasileiro espera do novo Governo as condições para voltar urgentemente a investir em sua renovação tecnológica, gerar empregos e se tornar competitivo em relação aos países mais avançados do mundo. O que presenciamos nos últimos anos foi o favorecimento a geração de empregos em outros países, principalmente na China.

Outro ponto significativo e que o novo Governo precisa deixar transparente é o apoio às investigações da Operação Lava Jato, para estancar os casos de corrupção que sugam os recursos públicos para interesses particulares e partidários. Além disso, deve ainda implementar medidas que melhorem o ambiente econômico e de negócios no Brasil, assim como a adoção de uma política externa que volte a equilibrar a balança comercial.

As apostas são altas. E quando o jogo não é mais de cartas marcadas, os dados rolam a favor da economia e da população. A indústria também integra este time de milhões que não quer estar apenas no banco de reserva. Quer entrar em campo, mostrar o que sabe e aprender mais. Não jogar para empatar ou perder.

Esta é a nossa chance de sermos leões e não mais ovelhas prontas e dóceis para o abate. Queremos mostrar que nossas cores são o verde e o amarelo vivos da renovação.

A história continua. Aguardemos os próximos capítulos.

 *É empresário e presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero)

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A política do tempo dos coronéis

A política do tempo dos coronéis

Tem gente que acha que basta o presidente da República, o governador ou o prefeito escolher seu sucessor e todo mundo vai votar no seu candidato. Is

Desrespeito a Porto Velho

Desrespeito a Porto Velho

Não tem prefeito que dê conta de resolver os problemas da cidade que administra se os habitantes não colaborarem.  Não se pode negar que Léo Moraes es

Os títulos podres do Master

Os títulos podres do Master

O Banco Master, do senhor Daniel Vorcaro, está no centro de uma crise financeira. Tudo indica que houve gestão fraudulenta. O Master oferecia taxas

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

Transporte Público Gratuito: 78 bilhões no colo do setor produtivo

O Governo não para de criar propostas mirabolantes para agradar o eleitorado com políticas assistencialista e prepara, mas uma festa. O “bolo”, poré

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)