Quinta-feira, 22 de novembro de 2012 - 16h43
Por David Nogueira
1.O CQC foi injusto!
A reportagem que foi ao ar envolvendo os viadutos de Porto Velho, patrocinada pelo programa CQC, exibido na TV Bandeirantes, na última segunda feira, dia 19.11.12, cometeu uma injustiça ao generalizar o trabalho global feito pela administração como sendo ruim, amador, descompromissado ou mesmo suspeito.
Esse simplismo sempre é tendencioso e escamoteador da verdade. Não obstante, tem grande poder de contaminar a percepção do coletivo manuseando com talento o senso comum.
2.Fora da Governabilidade
Houve de fato um problema que ultrapassou a capacidade de governabilidade da municipalidade com as empresas construtoras e isso não foi valorizado como informação preponderante na matéria. Esse detalhe contaminou a forma de apresentação da denúncia. Ficou capenga.
Entretanto, nem tudo são flores, temos que reconhecer ter havido opções equivocadas dos mandantes locais no início do processo. O gestor sempre tem que ter em mente cenários distintos para a execução de qualquer obra de grande impacto na comunidade. Não há como agir diferente (e isso é opinião pessoal minha). Numa obra com tamanho impacto em toda a vida da cidade, talvez a opção de entregar a construção dos seis viadutos para seis empresas diferentes fosse a melhor escolha. Se uma falhasse, as outras estariam tocando a construção e os carros já estariam passando sobre eles há algum tempo.
3.Repetição
Se não foi essa a escolha num primeiro momento, por qual motivo não se optou por esse caminho na segunda licitação? Repetiu-se o erro!!
O fato é que essa obra, pelo emblemismo que possui tende a contaminar um trabalho muito bom feito na prefeitura de Porto Velho pela administração atual. Sob todos os aspectos que peguemos para analisar os números finais dessa gestão, veremos importantíssimos avanços a serem preservados pelos futuros mandatários. O desafio agora é fazer mais... muito mais, mais rápido e melhor!!
4.Faro Político...
Por fim, não há como não mencionar o grave erro de avaliação política da equipe ao não receber imediatamente os repórteres do CQC. Receber para dizer exatamente a mesma coisa que foi dita. O desgaste teria sido menor, não haveria a passagem de ideia arrogante da equipe e mostraria uma boa vontade aos olhos de quem via. A gestão foi gravemente exposta em nível nacional de uma maneira injusta.
5.Injusto, sim!!
Ao tomarmos como parâmetro o resultado final de todo o trabalho realizado ao longo de 8 anos, veremos essa injustiça tilintar.
A população aguarda uma resposta da CMPV sobre vazamento de áudios
Passados treze dias desde que alguém gravou e jogou na internet trechos de diálogos entre vereadores e um dos membros da equipe do prefeito Léo Mora
Humanismo Integral Geopolítico
Complementaridade contra Imperialismos de Esquerda e Direita A civilização ocidental assemelha-se hoje a um Filho Pródigo obstinado, que, seduzido
Das Verdades que nos governam à Verdade em que vivemos: Entre Sombras e Luz Vivemos rodeados de verdades. Umas são-nos impostas, outras somos nós qu
Era para ser apenas mais uma reunião secreta como muitas já realizadas entre vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho se alguém não tivesse gra