Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O circo está pronto. Que venha mais uma pizza gigante.


O circo está pronto. Que venha mais uma pizza gigante. - Gente de Opinião

É inegável a força das Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI’s). Dados revelam que elas foram criadas há mais de um século, mas só ganharam notoriedade com o advento da Constituição de 1988. Algumas CPI’s fizeram história, como a do Mensalão. Outras, porém, acabaram em pizza. As CPI’s precisam ser independes, e seus membros, por sua vez, proceder com imparcialidade durante o processo de investigação, até para não comprometer o resultado final da apuração.

O senado acaba de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o uso de verbas federal na pandemia do covid-19, presidida pelo senador Omar Aziz, que indicou ninguém menos que o seu colega Renan Calheiros para relatar os trabalhos da CPI. A indicação de Renan Calheiros foi objeto de questionamento no STF por membros da Comissão por suspeição. Renan está enrolado com a justiça até os fios implantados da cabeça. Seu filho, governador de Alagoas, pode por vir a ser alvo da comissão. Ele é suspeito de desviar recursos federal para combater a pandemia. Não é preciso ter bola de cristal para saber qual será o desfecho dessa CPI.

O circo está formado. A massa já começou a ser a preparada. Entre os pizzaiolos, velhos conhecidos da população na arte do “é dando que se recebe”. O forno está em seu grau máximo. Logo, logo, mais uma pizza gigante será oferecida à população brasileira. Em tempos outros, CPI era sinônimo de busca da verdade. Hoje, algumas são criadas meramente para atender interesses eleitoreiros e fisiológicos, com o objetivo de estorvar as ações de governo e, consequentemente, tentar macular a imagem do titular do posto de mando perante a opinião pública. Pelo histórico do senhor Renan Calheiro, você acha que ele quer realmente investigar alguma coisa? Sinceramente, você acreditar que o senhor Renan Calheiros está verdadeiramente preocupado com aqueles que perderam suas vidas para o covid-19? Pelo amor de Deus!  Essa turma não está nem aí para ninguém. Onde estão as quase um milhão e meio de vacinas? No fundo, o que move pessoas como o senhor Renan Calheiros é a força da grana, do poder, da ganância, custe o que custar, não importa os meios. Mesmo assim, ainda tem gente que acredite nas “boas intenções” dele e de outros de sua espécie.     

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Entre a simulação da realidade e a erosão da verdade Recentemente, o programa televisivo público ZDF-heute journal alemão, custeado pelos cidadãos

Só 200 cargos comissionados é pouco

Só 200 cargos comissionados é pouco

Dependendo do número de habitantes do município, o executivo é obrigado a repassar à Câmara Municipal entre 3,5% e 7% da receita tributária e de tra

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

O Brasil mais parece uma árvore centenária – bonita por fora, mas podre por dentro, completamente destruída pela ação do vírus da corrupção. E o pio

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)