Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O buraco de aprofunda com récorde de desemprego


O buraco de aprofunda com récorde de desemprego - Gente de Opinião

O mundo real responde às especulações, fabulações e propagandas: o Brasil perdeu 43 mil empregos diretos no mês passado, o maior índice negativo nos últimos cinco meses. Não há número mais cruel do que esse. Ele é agravado pela legião dos que têm que buscar a sobrevivência na economia informal, clandestina ou criminosa. E pelos que desistiram de buscar um emprego e estão prostrados em casa, na casa de outros ou na rua.

Por efeito, provavelmente logo aparecerá uma reestimativa para baixo do desempenho da riqueza nacional, com o nono mês de previsão de queda do PIB 2019. Caminhamos para o vácuo de 2016/17/18. Ao fracasso do PT e do MDB, com Dilma e Temer, vem se justar, muito mais cedo do que nem o mais pessimista dos analistas poderia prever, o fenômeno, o mito Bolsonaro, com sua superficialidade e seus filhos arrogantes, que olham mais para a tela do celular (como o pai) do que para o ambiente em torno, atrás de vítimas (agora é o general Mourão), como autênticos predadores carniceiros.

O fundo do poço é mais profundo que parecia para quem olhava do topo do buraco. O Brasil está perdendo mais uma volta do trem da história, que o levaria para cima. Será que os parlamentares - da esquerda, do centro e do além - vão continuar a exibir seu deboche e despreparo diante do furacão de empobrecimento que se aproxima?

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

Do “Portugal ingrato” ao debate sobre quem merece representaçãoO debate sobre o direito de voto dos emigrantes portugueses regressa ciclicamente a

A política não é ambiente para fanfarrões

A política não é ambiente para fanfarrões

A hipocrisia está presente em quase todas as relações humanas, porém, é na política, que ela se mostra com maior desembaraço, principalmente no perí

Medalhas que inspiram o futuro da ciência

Medalhas que inspiram o futuro da ciência

Quando a teoria ganha o céu de maneira prática, o interesse genuíno dos estudantes aumenta. Áreas que antes não atraíam jovens passam a ganhar espaço.

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

Maduro e o cofre de ouro na Suíça

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou à Suíça R$ 5,2 bilhões em ouro entre 2013 e 2016, dinheiro esse que agora está congelado pelo governo

Gente de Opinião Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)