Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

O buraco de aprofunda com récorde de desemprego


O buraco de aprofunda com récorde de desemprego - Gente de Opinião

O mundo real responde às especulações, fabulações e propagandas: o Brasil perdeu 43 mil empregos diretos no mês passado, o maior índice negativo nos últimos cinco meses. Não há número mais cruel do que esse. Ele é agravado pela legião dos que têm que buscar a sobrevivência na economia informal, clandestina ou criminosa. E pelos que desistiram de buscar um emprego e estão prostrados em casa, na casa de outros ou na rua.

Por efeito, provavelmente logo aparecerá uma reestimativa para baixo do desempenho da riqueza nacional, com o nono mês de previsão de queda do PIB 2019. Caminhamos para o vácuo de 2016/17/18. Ao fracasso do PT e do MDB, com Dilma e Temer, vem se justar, muito mais cedo do que nem o mais pessimista dos analistas poderia prever, o fenômeno, o mito Bolsonaro, com sua superficialidade e seus filhos arrogantes, que olham mais para a tela do celular (como o pai) do que para o ambiente em torno, atrás de vítimas (agora é o general Mourão), como autênticos predadores carniceiros.

O fundo do poço é mais profundo que parecia para quem olhava do topo do buraco. O Brasil está perdendo mais uma volta do trem da história, que o levaria para cima. Será que os parlamentares - da esquerda, do centro e do além - vão continuar a exibir seu deboche e despreparo diante do furacão de empobrecimento que se aproxima?

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Selvageria e bestialidade

Selvageria e bestialidade

Mais uma professora foi assassinada por um aluno dentro da sala de aula. Esse é o reflexo da onda de selvageria que domina a cidade de Porto Velho.

Adeus à vida através do suicídio

Adeus à vida através do suicídio

Para além dos Números da Escuridão que se espalha na Sociedade europeia Os recentes dados sobre suicídio na Alemanha e em Portugal não são apenas

Quando a violência invade o espaço do saber

Quando a violência invade o espaço do saber

Sexta-feira(06/02), algo terrível aconteceu dentro de uma Instituição de Ensino Superior.Uma professora de Direito Penal foi morta a facadas por um

A saga da transposição

A saga da transposição

ntramos em ano eleitoral. Daqui a pouco vai começar a enésima reprise da novela a transposição, interpretada, de um lado, por abnegados servidores d

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)