Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

NOVOS VALORES


 NOVOS VALORES - Gente de Opinião

*Bandeira Filho

Respeitando as devidas proporções e sem incorrer na generalização, boa parte da sociedade brasileira vive às margens das leis. Fugindo ou procurando elidir as regras.

Este é um fato observado em todas as classes sociais: o jovem que cola, a pequena contribuição a autoridade de trânsito, a não emissão da nota fiscal. Isso se tornou regra, seja nas ruas nas escolas, nas práticas, comerciais, políticas e administrativas.

Nesse diapasão, a advocacia tem um papel preponderante na busca da recuperação da dignidade da nossa sociedade, cabendo a cada um de nós, operadores do direito, inserirmo-nos de forma efetiva nas bases sociais. Do contrário, poderemos ser apontados como omissos, por não cumprir o nosso papel, mesmo tomando consciência desta degradação moral, e de não contribuirmos de forma eficaz para, juntos, recuperamos a dignidade da nossa sociedade.

O exercício da consciência crítica se constitui em instrumento de reconhecimento das distorções inseridas na realidade do tecido social. Ou seja, ser o elo garantidor e indutor das garantias de proteção da sociedade.

Imbuídos do senso crítico, cabe a nós, advogados, fazer a distinção entre o que corresponde à valores do indivíduo e de grupos sociais ou de toda a sociedade e o que apenas reflete escolhas arbitrarias, inspirada em conveniência ou interesses particulares, sem considerações pelos demais seres humanos, por suas necessidades e por sua dignidade. Se agirmos assim, poderemos espraiar os reflexos dessa mudança de comportamento para a política, para o mundo empresarial, no direcionamento das políticas públicas, na transparência de aplicações das verbas recolhidas dos contribuintes.

A antropóloga brasileira, Manuela Carneiro da Cunha, resumiu bem a sociedade brasileira com a seguinte citação:  “entre a legislação e a prática há frequentemente um abismo, tanto maior quanto mais fraco politicamente for o segmento da população envolvida”

Hoje, existe na sociedade brasileira, um anseio, uma busca por uma nova realidade, para trilharmos novos caminhos. Assim presenciamos emergi a necessidade de uma nova convivência ética, do respeito à coisa pública, de convivermos com regras igualitárias, definidas, claras e que as mesmas sejam expressão autêntica dos valores, das necessidades e da vontade da Nação brasileira, na busca da Justiça para a conquista da paz que tanto necessitamos. 

*É advogado militante

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Rocha desiste do senado e joga a culpa no vice

Acabou o mistério! O governador de Rondônia. Cel. Marcos Rocha, disse, durante entrevista ao jornalista Everton Leoni, que vai ficar no cargo até o

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Juiz americano joga pá de cal nas pretensões de Vorcaro

Foi preciso que um juiz americano, motivado por um acionista do Banco Master, reconhecesse a legalidade do processo de liquidação da instituição par

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

Motorista Nota 10: a Ideia Visionária que Humaniza o Trânsito Brasileiro após 32 anos

O Brasil — e toda a humanidade — avança graças a homens pensantes, cujas ideias visionárias combatem epidemias sociais como a violência no trâns

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

O voto da diáspora - direito ou privilégio?

Do “Portugal ingrato” ao debate sobre quem merece representaçãoO debate sobre o direito de voto dos emigrantes portugueses regressa ciclicamente a

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)