Segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 06h28
O Comando de Greve da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em resposta à nota da Administração Superior da UNIR, do dia 17 de setembro, divulgada nos meios de comunicação, vem a público esclarecer os últimos acontecimentos.
Formado após a Assembléia Geral dos Estudantes, no dia 14/09, o Comando de Greve teve como primeira medida o encaminhamento de um ofício protocolado à reitoria, a fim de convocar uma audiência com o REItor para o dia 19/09, às 14h00, para que o mesmo viesse ao encontro de toda a comunidade acadêmica para dar resposta aos inúmeros problemas já apontados.
No dia 17/09, a Administração Superior divulga uma nota em que “comunica que criou duas comissões para analisar as reivindicações de professores e alunos”e“informa que as comissões apresentarão as medidas necessárias com o objetivo de solucionar os problemas que provocaram a paralisação”. As afirmações acima mostram que o reitor não se dispõe ao diálogo direto, fugindo nos momentos de grande mobilização para resolução dos problemas da instituição. E, neste momento de tensão, esquiva-se, assim como sempre fez ao longo das suas gestões.
Acrescenta-se a isso que o reitor não acatou nossa sugestão de data para a audiência e a convocou para outro dia sem comunicar oficialmente os Comandos de Greve dos estudantes e dos professores conforme soubemos apenas pelo que foi divulgado na imprensa. Exigimos o reconhecimento dos Comandos de Greve como legítimos e soberanos em qualquer decisão referente aos rumos da greve.
Lamentamos que, até o presente momento, a Administração Superior da UNIR não tenha tentado qualquer diálogo acerca das reivindicações e mancha ainda mais sua imagem ao criminalizar o legítimo movimento de estudantes e professores ao colocar a nossa disposição apenas policiais federais, que durante todos os atos organizados estiveram filmando e tentando intimidar a todos que se somavam ao movimento, remontando aos tempos do Regime Militar.
Prova da força dos estudantes é que mais cursos dos campi do interior estão aderindo à greve geral e que alguns deles estão se dirigindo a Porto Velho para cobrar, pessoalmente, o que lhes é de direito.
Sendo assim, reafirmamos as reivindicações levantadas e já comunicadas a Administração Superior e salientamos que não abriremos mão de uma audiência aberta a toda a comunidade acadêmica com a presença do REItor, para que este aponte soluções para os problemas que atingem a Universidade Federal de Rondônia, sejam eles de cunho estrutural como também os que envolvem denúncias de improbidade administrativa durante sua gerência.
NENHUM DIREITO A MENOS!
COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR
Porto Velho, 18/09/2011
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A política não é ambiente para fanfarrões
A hipocrisia está presente em quase todas as relações humanas, porém, é na política, que ela se mostra com maior desembaraço, principalmente no perí

Medalhas que inspiram o futuro da ciência
Quando a teoria ganha o céu de maneira prática, o interesse genuíno dos estudantes aumenta. Áreas que antes não atraíam jovens passam a ganhar espaço.

Maduro e o cofre de ouro na Suíça
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou à Suíça R$ 5,2 bilhões em ouro entre 2013 e 2016, dinheiro esse que agora está congelado pelo governo

A Realidade Cínica do Sistema Internacional
DIREITO INTERNACIONAL: UM ESPAÇO DE CONTESTAÇÃO JURÍDICA DESIGUALPara nos debatermos sobre o Direito Internacional é preciso muito sangue frio, po
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)