Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir cria duas comissões para analisar reivindicações de alunos e professores em greve


A Universidade Federal de Rondônia criou duas comissões para analisar as reivindicações de professores e alunos da instituição de ensino superior que estão em greve desde a última quinta – feira por melhorias de infraestrutura.

O reitor, José Januário garantiu que até esta segunda – feira,19, deverão ser divulgadas as providências tomadas pela Unir com objetivo de atender os pleitos do movimento grevista.

“Muitos pontos da pauta já estão sendo atendidos”, anunciou Januário, que reconheceu a legitimidade das reivindicações, mas pediu a comunidade acadêmica um prazo de dez dias para que a reitoria tome as medidas necessárias com o objetivo de solucionar os problemas que provocaram a paralisação das aulas.

Segundo o pró – reitor de graduação, professor Almeida Casseb, membro da comissão, a instalação de laboratórios básicos e material,algumas das principais solicitações, já estão perto de ser atendidas.

“A Unir já adquiriu vidrarias e equipamentos básicos para as instalações desses laboratórios”, assegurou o docente, ressaltando que outros pleitos como a contratação de professores e mais livros para as bibliotecas também já estão próximos de ser atendidos. “Já foram patrimoniados mais de mil títulos”. .

De acordo com José Januário, o que for de competência exclusivamente da administração da Unir será resolvido imediatamente, enquanto o que depender de outras esferas, haverá um gestão por parte da universidade para que o rito necessário para solucionar os problemas seja seguindo o mais rápido possível.

De acordo como o reitor, a instituição reconhece o direito de reivindicar melhorias para o bom funcionamento da universidade e num prazo de dez dias a comissão deverá apresentar solução para as problemáticas apontadas pelos professores e alunos. “Estamos estudando, o que deve ser atendido de imediato e o que precisa de um prazo legal para ser resolvido”, concluiu.

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, está abrindo portas para uma experiência transformadora para 20 estudantes e 11 professores que irão partici

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Atento à responsabilidade social no incentivo à leitura e educação, o Senac Rondônia lançou a campanha Interna de doação de livros "Movimente sua Es

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5%

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)