Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Unir cria duas comissões para analisar reivindicações de alunos e professores em greve


A Universidade Federal de Rondônia criou duas comissões para analisar as reivindicações de professores e alunos da instituição de ensino superior que estão em greve desde a última quinta – feira por melhorias de infraestrutura.

O reitor, José Januário garantiu que até esta segunda – feira,19, deverão ser divulgadas as providências tomadas pela Unir com objetivo de atender os pleitos do movimento grevista.

“Muitos pontos da pauta já estão sendo atendidos”, anunciou Januário, que reconheceu a legitimidade das reivindicações, mas pediu a comunidade acadêmica um prazo de dez dias para que a reitoria tome as medidas necessárias com o objetivo de solucionar os problemas que provocaram a paralisação das aulas.

Segundo o pró – reitor de graduação, professor Almeida Casseb, membro da comissão, a instalação de laboratórios básicos e material,algumas das principais solicitações, já estão perto de ser atendidas.

“A Unir já adquiriu vidrarias e equipamentos básicos para as instalações desses laboratórios”, assegurou o docente, ressaltando que outros pleitos como a contratação de professores e mais livros para as bibliotecas também já estão próximos de ser atendidos. “Já foram patrimoniados mais de mil títulos”. .

De acordo com José Januário, o que for de competência exclusivamente da administração da Unir será resolvido imediatamente, enquanto o que depender de outras esferas, haverá um gestão por parte da universidade para que o rito necessário para solucionar os problemas seja seguindo o mais rápido possível.

De acordo como o reitor, a instituição reconhece o direito de reivindicar melhorias para o bom funcionamento da universidade e num prazo de dez dias a comissão deverá apresentar solução para as problemáticas apontadas pelos professores e alunos. “Estamos estudando, o que deve ser atendido de imediato e o que precisa de um prazo legal para ser resolvido”, concluiu.

Fonte: João Albuquerque
 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)