Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

No Dia do Médico Veterinário Conselhos enfatizam integração entre Medicina Veterinária e Medicina Humana


  “Sob a proteção de Deus, prometo que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial respeito ao Código de Ética da profissão, sempre buscando uma harmonização entre ciência e arte e aplicando os meus conhecimentos para o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício da sanidade e do bem-estar dos animais, da qualidade dos seus produtos e da prevenção de zoonoses, tendo como compromissos a promoção do desenvolvimento sustentado, a preservação da biodiversidade, a melhoria da qualidade de vida e o progresso justo e equilibrado da sociedade humana.”

Com estes dizeres o formando Médico Veterinário inicia sua profissão fundamentada não somente na preservação da saúde dos animais, mas também na promoção e preservação da saúde humana, em razão da diminuição do risco de transmissão de doenças ao homem, proporcionando-lhe alimentos de melhor qualidade.

Pensando nessa atuação profissional, indispensável na promoção do bem estar humano, animal e ambiental, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), seguido pelo Sistema CRMV de todo o país, adotou a Saúde Única como mote de sua campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015 para lembrar a importância da aplicação do conceito no Brasil e do trabalho multidisciplinar na atuação do Médico Veterinário.

Saúde Única

O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir essa união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde.

Assim, a campanha do Dia do Médico Veterinário de 2015 - comemorado no dia 9 de setembro - vem para mostrar que a atuação desse profissional está presente em diversos detalhes do cotidiano das pessoas e que suas ações podem fazer a diferença na saúde global.

O Médico Veterinário na Saúde Única

A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo. Foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade.

Quando nos alimentamos, comemos um pedaço de queijo, tomamos um copo de leite ou ingerimos alguma carne, nem sempre imaginamos todo o trabalho desenvolvido até o produto chegar a nossa mesa. Nas várias etapas da produção do alimento de origem animal, o Médico Veterinário está presente, atuando no manejo do pasto que serviu de alimento ao animal, trabalhando na prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano e garantindo a qualidade do produto final.

Há ainda diversos tipos de zoonoses que podem ser adquiridas pelo consumo de carnes ou leite contaminados ou por meio de resíduos que podem contaminar o meio ambiente. Compreende-se, portanto, que os Médicos Veterinários atuam além da saúde animal. Essa interdisciplinaridade da Medicina Veterinária tem sido reforçada desde 2011, quando os médicos veterinários passaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde nos municípios brasileiros.

A conquista veio graças a constantes ações do CFMV junto ao Ministério da Saúde e no Congresso Nacional. Dentro do NASF, o médico veterinário realiza visitas domiciliares para fazer diagnóstico de riscos, possibilita educação em saúde, ou seja, vai muito além do controle de zoonoses.

Por meio de sua Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária, o CFMV tem trabalhado pela consolidação da atuação do médico veterinário no NASF, destacando a fundamental participação desse profissional na saúde pública, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e a sociedade sobre o papel da profissão na saúde das populações.

Fonte: CFMV / Wania Ressutti

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)