Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

NATAL - Advento: Deus está chegando



Antônio Mesquita Galvão *

Adital - Tempo de advento é tempo de espera. A imagem mais adequada para essa meditação é o período em que a mãe aguarda a chegada de seu filho. É uma época de expectativa, reflexão e preparação para o que está por vir. Nas quatro semanas que antecedem o Natal, acendem-se quatro velas representando quatro facetas de nossa espiritualidade: a expectativa, a contrição, a esperança e a alegria.

Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de alegria, onde os fiéis, esperando o aniversário de Jesus, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a  paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Ao contrário do que alguns afirmam, no Natal Jesus não nasce; ele já nasceu há dois mil anos. O dia 25 de dezembro marca a data do seu aniversário. Lá em casa, depois da Missa, fazemos festa, celebramos e o "aniversariante" (representado por uma imagem do "coração de Jesus") sempre vem para a mesa.

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, o desprendimento das coisas materiais e a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador está no meio de nós, daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza, de forma renovada e vigorosa. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha! Vem Senhor Jesus!". O Natal, junto com a Epifania e o batismo de Jesus é uma das principais festas da nossa Igreja. A mais importante, porém é a Páscoa, por causa da Ressurreição.

O tempo do Advento é tempo de concretude porque Cristo é a nossa esperança que se torna realidade; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da sua vinda. É necessário "prepararmos os caminhos do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e um radical mergulho na Palavra revelada.

Assim como lavamos as roupas, cortamos a grama e pintamos as casas, igualmente deve ocorrer a "higiene" em nosso coração, espírito e atitudes, para vivermos adequadamente a festa. Este é o sentido primordial do Advento.

* Doutor em Teologia Moral

Fonte: ADITAL

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Que Deus nos ajude!

Que Deus nos ajude!

A maioria da população brasileira fará uma virada de ano em condições de vida piores que as propaladas pela propaganda oficial. Longe de ter motivos

A União Europeia estigmatiza e lesa condutores de idade superior a 70 anos

A União Europeia estigmatiza e lesa condutores de idade superior a 70 anos

Igreja na Procura do Equilíbrio do Princípio Feminino com o Princípio MasculinoA sociedade hodierna movimenta-se numa época histórico-política mais

Exageros à parte, doutor!

Exageros à parte, doutor!

Perdoe-me o distinto advogado, por quem tenho profundo respeito e admiração, mas não sei qual o conceito de democracia que o senhor abraça, a ponto

O uso indevido de recursos públicos

O uso indevido de recursos públicos

O uso indevido de recursos públicos por parte de presidentes da República, governadores, prefeitos e servidores, nos mais diversos escalões de poder

Gente de Opinião Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)