Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Mansueto: sem reforma, carga tributária terá que subir 10% do PIB


Gente de Opinião

Por Mansueto Almedia, secretário de Política Econômica, em seu Facebook

Reforma da previdência deve sempre respeitar direito adquirido. Ou seja, não muda nada para pessoas já aposentadas. Mas algumas pessoas insistem em deturpar o debate, querendo discutir casos de pessoas que já se aposentaram. Isso não está no debate.

Não sei se algumas pessoas fazem isso por maldade ou por desconhecimento. Se for por desconhecimento, tudo bem. Se for por maldade, para simplesmente deturpar o debate, isso é ruim para a boa discussão de politicas publicas.

Quem vai decidir se haverá ou não reforma da previdência seremos nós brasileiros. Mas se a decisão for não fazer reforma da previdência, todos devem ficar cientes que os próximos governos terão que aumentar a carga tributária em 10% do PIB – R$ 680 bilhões- até 2060 apenas para pagar as aposentadorias e pensões.

Essa projeções foram feitas por técnicos do Ministério da Previdência, no ano passado, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Esses números estão no anexo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária de 2017, PLDO 2017, encaminhado, em maio deste ano, pela administração anterior ao Congresso Nacional.

O debate da reforma da previdência não deve ser partidarizado. Devemos como sociedade ter o amadurecimento de debater qualquer politica publica e decidirmos o que deve ou não ser feito.

Ter medo do debate ou simplesmente agredir quem pensa diferente de nós é o maior sinal de fraqueza intelectual e desonestidade. Nós precisamos debater nosso problemas e encontrar soluções para voltarmos a crescer de forma consistente e, assim, melhorar a condição de vida de todos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Porto-velhenses sofrem com a escassez de água potável

Entra governo, sai governo, e o problema do desabastecimento de água em Porto Velho persiste. Após oito anos no comando da capital, Hildon Chaves en

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

O mutirão de cirurgias da SESAU não pode parar

Sou testemunha do resultado resolutivo do mutirão de cirurgias que está em andamento em hospitais privados. Pacientes atendidos pela rede pública de

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

O conflito geopolítico na Ucrânia e o redesenho do mundo

A guerra na Ucrânia expôs as contradições do Ocidente e revelou que o mundo já não se organiza em torno de uma única hegemonia. Entre velhas pot

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Entre a noite das sombras e o dia da luz

Na aldeia de São Martinho das Fontes, o tempo tinha a respiração lenta do sino. O povo, embalado por essa cadência e embebido pela maresia, guarda

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)