Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Opinião

Líder do Futuro


Você acredita que liderança é um dom? Você acredita que liderança é um conjunto de ações, responsabilidades, atitudes, etc. e que qualquer pessoa pode exercer? Portanto, que você pode se tornar um líder? Que para isso você basta querer?

Essas perguntas ainda desafiam milhões de pessoas, menos Arthur Diniz, especialista em Coaching, economista-PUC/RJ e MBA pela Columbia Business School em Nova York, eleito o CEO do Futuro pela KornFerry, Revista Você S/A e FIA-USP em 2001, professor de Empreendedorismo e Liderança nos cursos de pós-graduação do Ibmec/SP, Certificado Internacional em Coaching, pela Lambent, curso de Coaching Estratégico pela FIA-USP e especialização em Coaching pela Erickson, no Canadá.

Em seu livro Líder do Futuro - a transformação em Líder Coach, ABTD - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, 101 pág. mostra que é possível.

Sabemos que ser um líder significa empolgar, inspirar, movimentar pessoas para atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. O problema é: como fazer isso na prática? É exatamente isso que livro mostra que é possível, através do Coach.

O que é um Líder Coach, afinal? Segundo Athur, "significa uma mudança brusca com relação ao comportamento da maioria dos líderes atuais. Quer dizer, liderar por meio de perguntas e não de respostas, e colocar-se em condição de igualdade com seus liderados. Significa também pressupor que todos têm dentro de si um potencial ilimitado. É conhecer e respeitar a missão, visão, valores e objetivos de cada um dos seus seguidores."

É possível sim ser um Líder Coach, pois técnicas podem ser aprendidas e aplicadas. Mas, é preciso querer, querer profundamente, pois exige muito esforço, planejamento, autodesenvolvimento, persistência, disciplina e estar certo que sua missão é desenvolver pessoas, e o mais importante: acreditar que o crescimento da sua empresa, família e o seu depende do crescimento de outros. E isso é responsabilidade sua.

Coaching (treinamento) é um processo de desenvolvimento de pessoas onde o coach (treinador), partindo do pressuposto que o coachee (treinando) tem todos os recursos para atingir seus objetivos ajuda-o a encontrar a melhor maneira para consegui-los. Na realidade o coach apenas dá a estrutura mental necessária para que ele se encontre e cresça.

De leitura acessível e imperdível, o livro está dividido em 9 capítulos, distribuído de forma crescente, iniciando com o conceito de liderança, passando pelas características básicas que você terá que desenvolver para se tornar um verdadeiro Líder Coach, concluindo com a característica mais importante: integridade.

É um guia prático para todos que desejam se desenvolver como líderes nessa nova era e também no futuro. Traz exercícios práticos para o autoconhecimento e um mapa passo a passo para o seu desenvolvimento. Agora, só depende de você.

O primeiro passo é ler esse livro, que pode ser adquirido através do site www.crescimentum.com.br.

@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@*@

Campanha "O BRASIL PRECISA LER".

O livro é essencialmente um instrumento cultural de difusão de idéias, transmissão de conceitos, documentação, entretenimento ou ainda condensação e acumulação de conhecimento.

Como resultado da péssima qualidade do ensino nas escolas brasileiras "75% dos adultos tem alguma deficiência para escrever, ler e fazer contas, o que acarreta um efeito devastador sobre a sua capacidade de se expressar". (Exame nº 19 - 27/09/2006).

Visite o sitio WWW.MUDARPARAVIVERMELHOR.COM.BR

Fonte:  Sérgio Ramos (www.sergioramos.com.br)

Mais Sobre Opinião

Amigos do pai, inimigos do filho

Amigos do pai, inimigos do filho

Getúlio Vargas flertou com os nazistas e se juntou aos Aliados, festejou a tomada de Paris por Hitler e cedeu bases militares aos americanos. Dizem qu

A corrupção gigante das hidrelétricas

A corrupção gigante das hidrelétricas

Quatro das maiores obras da história republicana brasileira foram construídas na Amazônia.

Dominados pelo ódio

Dominados pelo ódio

Em política, ao menos, o brasileiro nada tem de cordial

CASO TÓFOLI: As confusões do relator

CASO TÓFOLI: As confusões do relator

A Constituição Brasileira "consagra a plena liberdade de expressão, sem censura prévia e com possibilidade de responsabilização posterior", de maneira