Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Lembrai-vos do Iperon!


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

O Ipam (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Porto Velho) foi criado na administração do então prefeito Chiquilito Erse, nos idos dos anos noventa, com a finalidade de prestar atendimento médico-hospitalar aos servidores efetivos (repita-se, efetivos!) do município. O Ipam é uma das principais conquistas dos servidores municipais. Impressionava o cuidado que Chiquilito tinha com o Instituto. O Ipam era a menina dos olhos de Erse.

Desde então, o Ipam passou por profundas transformações que o levaram a desviar da finalidade para a qual foi criado. Tempos atrás, chegou-se a dizer que o Instituto estaria à beira da insolvência, mas, graças a Deus, ele não sucumbiu. A dúvida é saber até quando o Ipam resistirá aos sucessivos golpes mortais que vêm sendo desferidos contra ele. Por isso, cada membro do conselho deliberativo do Ipam precisa ficar atento às questões que envolvem os interesses do Instituto e de seus segurados, e não dessa ou daquela administração, cumprindo a sua missão de maneira eficaz.

O medo de muitos segurados é que aconteça com o Ipam o mesmo que aconteceu com o Iperon (o Instituto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia), hoje, atolado em dívidas colossais, segundo informações. A possibilidade de o servidor público municipal perder a assistência médica é real e preocupa, principalmente idosos. O valor médio de um plano de saúde para pessoa com mais e sessenta anos, dependendo da cobertura e da operadora, pode chegar à casa dos R$ 3 mil. Nesse caso, ainda é melhor ter o Ipam, mesmo com o número cada vez mais reduzido de hospitais, clinicas e profissionais de saúde, por atraso de pagamento, pagando metade desse valor ou menos, considerando a faixa salarial do segurado, do que encarar o péssimo atendimento médico-hospitalar nas unidades públicas de saúde. Lembrai-vos do Iperon!

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Eterna Natalina Vasconcelos – a mãe que costurava estrelas

Dona Natalina casou-se muito cedo, aos 14 anos – costume da época no sertão baiano, onde mocinhas trocavam a infância por lares próprios cheios de s

Havaianas deram tiro no pé

Havaianas deram tiro no pé

O recente comercial das sandálias Havaianas, protagonizado pela atriz esquerdista da cabeça aos pés, Fernanda Torres, foi uma das notícias de maior

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo

Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral.

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)