Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Janio: Gilmar demoliu o respeito pela Justiça


Janio: Gilmar demoliu o respeito pela Justiça  - Gente de Opinião

247 – O jornalista Janio de Freitas bateu duro no ministro mais polêmico do Supremo Tribunal Federal, no artigo Gilmar Mendes promove demolição progressiva do respeito pela Justiça.

"Se o julgamento no TSE deu em alguma coisa, deve-se a Gilmar Mendes. Sua obra de demolição progressiva do respeito público pela Justiça não inovou no seu método –o escárnio agressivo, como arma do facciosismo. Mas criou ali um risco para os seus colegas no Supremo Tribunal Federal. O novo pedido de impeachment de Gilmar Mendes foi preparado para dirigir-se, desta vez, ao STF. O primeiro foi dirigido, como devia ser, ao Senado, onde Renan Calheiros representou a covardia da Casa e o engavetou. A nova destinação é uma beira de abismo para os colegas de Gilmar Mendes", diz Janio.

"Se aceitar o processo de impeachment seria um despropósito para os colegas de Gilmar Mendes, repeli-lo, a priori ou por decisão final, seria desastroso. Do ponto de vista mais objetivo, são inúmeras as provas de conduta imprópria desse ministro que se considera acima de todo regramento. E das maneiras pessoais civilizadas –sobretudo se recomendadas pela ética da magistratura."

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Num mundo onde a vontade fabrica e a imaginação governa

Entre a simulação da realidade e a erosão da verdade Recentemente, o programa televisivo público ZDF-heute journal alemão, custeado pelos cidadãos

Só 200 cargos comissionados é pouco

Só 200 cargos comissionados é pouco

Dependendo do número de habitantes do município, o executivo é obrigado a repassar à Câmara Municipal entre 3,5% e 7% da receita tributária e de tra

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

Vorcaro, “um homem de mãos e consciência limpas”!

O Brasil mais parece uma árvore centenária – bonita por fora, mas podre por dentro, completamente destruída pela ação do vírus da corrupção. E o pio

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)