Domingo, 19 de agosto de 2012 - 07h12
José Guedes, um dos autores da Constituição Federal, na qualidade de Deputado Federal Constituinte, colou grau em Direito pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, no último dia 15 de agosto.
Guedes foi o orador da Turma Carolina Montai e na oportunidade enfatizou que já fora aprovado no Exame da OAB quando ainda cursava o 9º período, contudo ressaltou a necessidade de urgentes mudanças no Exame de Ordem.
O futuro causídico apontou como medidas urgentes a serem adotadas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil a possibilidade de revisão das decisões da Banca Recursal que julga os recursos interpostos contra os resultados das provas objetiva ou prático-profissional.
Guedes fundamenta essa necessidade informando que, mesmo tendo sido aprovado no Exame da OAB, recorreu do resultado e ganhou mais um ponto. E se houvesse possibilidade de reforma, a exemplo do que ocorre no Poder Judiciário, a pontuação, bem provavelmente, seria majorada ainda mais. Portanto, é lógico deduzir que muitos examinandos foram injustamente reprovados.
O Bacharel em Direito clama também ao Conselho Federal da OAB-Brasil que dispense os aprovados na primeira fase de repetirem o exame quando não aprovados na segunda fase, pois não se trata de concurso público, mas de exame para habilitação profissional. E essa adequação depende única e exclusivamente do Conselho Federal.
É preciso perceber que a forma e o formato do Exame de Ordem privilegia a agilidade e acaba por afastar do exercício profissional da Advocacia os Bacharéis que não conseguem compatibilizar agilidade com meticulosidade. Aí também se incluem as pessoas portadoras de limitações físicas e também as atingidas por bloqueios psicológicos.
Guedes concluiu seu discurso conclamando a população para lutarem pelos seus direitos e abandonarem essa cultura brasileira do “deixa prá lá” porque como disse Rudolf Von Ihering “Toda pessoa que se vê obrigada a afirmar o seu direito, participa neste trabalho nacional e contribui na medida de suas forças para a realização do direito sobre a Terra”, enquanto Rui Barbosa bradou: “Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles”.
Fonte: Nelzira Guedes
A população aguarda uma resposta da CMPV sobre vazamento de áudios
Passados treze dias desde que alguém gravou e jogou na internet trechos de diálogos entre vereadores e um dos membros da equipe do prefeito Léo Mora
Humanismo Integral Geopolítico
Complementaridade contra Imperialismos de Esquerda e Direita A civilização ocidental assemelha-se hoje a um Filho Pródigo obstinado, que, seduzido
Das Verdades que nos governam à Verdade em que vivemos: Entre Sombras e Luz Vivemos rodeados de verdades. Umas são-nos impostas, outras somos nós qu
Era para ser apenas mais uma reunião secreta como muitas já realizadas entre vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho se alguém não tivesse gra