Domingo, 25 de setembro de 2016 - 11h05
Na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, no Campus da UNESP (Universidade Estadual paulista) uma guajaramirense obtém com louvor o doutorado sonhado e buscado com tanta garra, superação, pertinácia e determinação.
Com efeito, após o Mestrado conseguido em anos anteriores, também com obstinação, o doutorado foi recolhido como mais um grande prêmio na rica e fecunda trajetória da querida e respeitada Professora Auxiliadora Santos Pinto.
Em 26 de agosto do corrente ano, a tese defendida pela Professora Auxiliadora Santos Pinto consagrou A INTER-RELAÇÃO ENTRE A LITERATURA E A HISTÓRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA, destacando as vozes e marcas identitárias dos sujeitos amazônicas na produção literária de Porto Velho e Guajará-Mirim, neste estado.
A Literatura de Rondônia, portanto, brilhou em terras paulistas!
A cidade toda, os amigos e familiares, e os seus companheiros da Academia Guajaramirense de Letras-AGL, em particular, sentiram-se bafejados pelos fluidos e eflúvios dessa vitória e, orgulhosos, estão vibrando com mais esse sucesso retumbante na vida da Mestra, educadora e acadêmica das letras que tem o nome da Maria Santíssima e, no sobrenome, o encadeamento que nos remete à divindade da corte celestial.
Importante é que a tese defendida pela doutora valorizou a literatura regional, posto que o seu encadeamento e fundamentos exploraram o regionalismo através da ação literária, entre outros, de um Antônio Cândido, poeta e romancista, cidadão portovelhense e do cronista e romancista Paulo Cordeiro Saldanha, este com sua origem no município guajaramirense.
O Jornal Alto Madeira demonstrando a sua mais elevada satisfação cumprimenta a professora e acadêmica Auxiliadora Santos e estende a todos os seus familiares os efusivos parabéns por mais essa vitória alcançada, resultado do seu talento e das inúmeras virtudes que constituem a sua personalidade, decorrente da elevada inteligência, sensibilidade e sabedoria que formam o caráter tão bem delineado de nossa homenageada.
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Um desabafo sobre democracia e ética no meu país e na Europa
Encontro-me em Portugal e o que se revela aos meus olhos? Uma nação de braços e génio, rica em humanidade e força de trabalho, cujo fado paradoxal

“Acabou, porra!”. É desse mesmo jeito que diria Jair Messias Bolsonaro sobre a sua atual situação. O ex-presidente do Brasil foi julgado p

Não está fácil agendar uma consulta pelo Ipam
Se você é filiado à assistência médica do Ipam e precisa agendar uma consulta com um oftalmologista recomendo, desde já, munir-se de muita paciência

A rachadinha é uma das modalidades de corrupção mais presentes no submundo da política brasileira. Aqui e acolá estoura uma denúncia envolvendo o de
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)