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GillettePRESS: Gravações contidas na caixa-preta do Airbus


 

            

 

 

 

 

Para refletir

(Gravações contidas na caixa-preta do Airbus A-320 - vôo 3054 - da TAM, que caiu em São Paulo)

 

Haja, coração!

Pavor em 30 minutos

 

18h18m24 - Piloto fala com os passageiros pelo sistema de som

18h20m25 - Microfone da cabine grava o pedido de abertura da porta da cabine

18h20m28 - Piloto: Tudo certo?(Comissário diz que está tudo certo na cabine e pergunta onde o avião está pousando).

18h20m33 - Piloto: Eu acabei de informar

18h20m34 - Comissário de vôo: Eu não ouvi, desculpa, ela falando

18h20m37 - Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas

18h20m34 - Comissário: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido. Obrigado.

18h43m04 - Piloto: Lembre-se, nós só temos um reverso.

18h43m06 - Co-piloto: Sim... só o esquerdo.

18h43m27 - Piloto: Piloto automático um mais dois

18h43m29 - Piloto: Flaps um (Checagem dos níveis dos flaps, procedimento normal durante o pouso)

18h43m30 - Co-piloto: Velocidade checada

18h43m36 - Piloto: Clear status

18h43m41 - Co-piloto: clear status

18h43m43 - Co-piloto: clear 18h43m48 - Co-piloto: Vamos interceptar o localizador, TAM 3054

18h43m52 - Transmissão do controle de aproximação de Congonhas: TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação. E chame a torre na freqüência 127.15. Boa tarde

18h44m00 - Co-piloto: 12715, câmbio

18h44m01 - Piloto: Boa tarde

18h44m06 - Piloto: Flaps 2

18h44m08 - Co-piloto: Velocidade checada

18h44m20 - Co-piloto: Flaps no2

18h44m22 - Co-piloto: Torre de São Paulo, este é o TAM 3054

18h44m26 - Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento está norte, a 6 nós. Vou reportar quando estiver livre (Vento a 10,8 km/h, considerado fraco)

18h44m33 - Co-piloto: Boa noite, reduzindo para a menor possível

18h44m36 - Piloto: Trem de pouso baixado

18h44m37 - Co-Piloto: Trem de pouso baixado

18h44m53 - Piloto: Flaps 3

18h44m55 - Co-piloto: Velocidade checada

18h44m57 - Co-piloto: Flaps 3

18h45m03 - Piloto: Flaps total

18h45m05 - Co-piloto: Velocidade checada, flaps total

18h45m10 - Piloto: Espere check-list final

18h45m12 - Co-piloto: Esperando

18h45m12 - Piloto: Rampa de aproximação. Altitude de aproximação perdida ajustada (durante a aproximação da pista, o piloto deixa ajustada a altitude prevista para uma arremetida, caso seja necessário)

18h45m21 - Co-piloto: Seis mil pés (altitude do avião, equivalente a 181 metros)

18h45m44 - (Som do pára-brisa funcionando)

18h46m03 - Piloto: Check-list final

18h46m04 - Co-piloto: Check-list final, passando Diadema

18h46m10 - Co-piloto: Tripulação, preparar para pouso

18h46m14 - Co-piloto: Tripulação

18h46m15 - Piloto: Avisada

18h46m16 - Co-piloto: Auto thrust (manete do acelerador e reverso está no automático)

18h46m17 - Piloto: Velocidade

18h46m21 - Piloto: Pousando sem azul :"Significa que é o trem de pouso que já está travado e checado", disse Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional

dos Aeroviários.

18h46m22 - Piloto: Checar o status da memória

18h46m23 - Piloto: Pousando, sem azul

18h46m24 - Co-piloto: Pousando, sem azul

18h46m26 - Piloto: Ok.?

18h46m26 - Co-piloto: Ok... O quê?

18h46m28 - Co-piloto: Ok

18h46m30 - Co-piloto: Check-list final completado

18h46m33 - Piloto: Pista à vista, pousando

18h46m41 - Piloto: Pergunte sobre a condição da chuva, a condição da pista e se a pista está escorregadia

18h46m57 - Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Pode confirmar condições?

18h47m01 - Torre: Está molhada e está escorregadia. Vou liberar 35 esquerda, 3054

18h47m06 - Co-piloto: Já no final

18h47m04 - Torre: A aeronave está começando a decolagem

18h47m10 - Piloto: Molhada e escorregadia

18h47m22 - Co-piloto: A aeronave está começando a decolar

18h47m34 - Torre: TAM 3054, 35 esquerda, livre para pouso. A pista está molhada e está escorregadia e o vento está a 8 nós

18h47m40 - Co-piloto: Vento a 8 nós (vento a 14,4 km/h, considerado fraco)

18h47m42 - Piloto: Checado

18h47m43 - Torre: 3054?

18h47m45 - Co-piloto: 3054, câmbio

18h47m49 - Piloto: A pista está livre?

18h47m50 - Co-piloto: Livre para pouso

18h47m52 - Piloto: Pouso verde, vôo manual

18h47m53 - (Som do piloto automático sendo desconectado)

18h47m54 - Co-piloto: Checado

18h47m54 - Piloto: Inibir o som para mim, por favor.

18h47m55 - (Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de

vôo manual)

18h47m56 - Co-piloto: O que?

18h47m59 - Piloto: Iniba o som para mim

18h48m00 - Co-piloto: Ok

18h48m03 - Co-piloto: Inibido

18h48m21 - Alerta da cabine: Retarda

 

"Retardar é o alerta dado pelo software do Airbus para que o piloto tire o manete da posição de aceleração (climb)", disse Carlos Camacho, diretor de segurança do Sindicato Nacional dos Aeroviários

 

18h48m23 - Alerta da cabine: Retardar

18h48m24 - (Som do manete sendo movimentado)

18h48m24 - (Aumento do barulho da turbina)

18h48m25 - Alerta da cabine: Retardar

18h48m26 -(Som similar ao toque da aeronave na pista)

18h48m26 - Co-piloto: reverso nº 1 apenas (problema no reverso da turbina levou TAM a inutilizar temporariamente o reverso da turbina número 2)

18h48m29 - Co-piloto: Spoilers nada

 

"Pode significar tanto que o freio aerodinâmico que fica acima das asas não funcionou, simplesmente que não abriu por algum problema mecânico ou que a abertura do equipamento não foi suficiente para ajudar na frenagem", diz Luiz Bohrer, brigadeiro da reserva e especialista em segurança de vôo. Experiente piloto de Airbus, com base no manual de treinamento do A320, afirma que spoilers não são acionados quando os dois reversos não são selecionados

 

18h48m30 - Piloto: Aaiii

18h48m33 - Piloto: Olha isso

 

Pilotos dizem que o comandante pode estar olhando equipamento na cabine que mostra que os motores estão ganhando potência, ao invés de desacelerar

 

18h48m34 - Co-piloto: Desacelera, desacelera

 

De acordo com os registros da caixa-preta, a aeronave aterrissou em velocidade padrão - entre 220 e 240 km/h. Segundo pilotos, em uma aterrissagem normal, um Airbus A320 com o spoiler armado e o procedimento de frenagem normal, a velocidade seria reduzida para algo em torno de 60km/h até o final do segundo terço da pista.

 

18h48m35 - Piloto: Não consigo, não consigo

18h48m40 - Piloto: Oh, meu Deus... Oh, meu Deus

18h48m42 - Co-piloto: Vai vai vai, vira vira vira vira

 

"Aqui há possibilidade de que foi tentado um cavalo de pau para evitar que o avião saísse da pista para fora do aeroporto", diz um piloto. Há também explicações de que com a assimetria entre uma turbina que empurrava o avião para a frente e a outra para trás pôs o Airbus na grama e foi tentada uma manobra para voltar ao asfalto

 

18h48m44 - Co-piloto: Vira vira para... Não, vira vira

18h48m45 - (Som de barulhos de batidas)

18h48m49 - Voz masculina: Oh não

18h48m50 -(Pausa nos barulhos de batidas)

18h48m50 -(Gritos. voz feminina)

18h48m50 -(Som de batida)

18h48m51 - Fim da gravação

GillettePRESS - roquevha@hotmail.com

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