Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Filho de Maria, Deus conosco


Filho de Maria, Deus conosco  - Gente de Opinião

Dom Eurico dos Santos Veloso

Dentro da novena de Natal, é importante aprofundarmos o significado do nome Messias, profetizado por Isaias: Emanuel, que significa “Deus conosco”.

Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados).

No quarto domingo do Advento, a narrativa de Mateus procura explicar o nascimento de Jesus, que nasceu de forma misteriosa de Maria: o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Jesus faz parte da linhagem de Davi e de Abraão, com isso Mateus quer dar ênfase que Deus quer salvar os homens por meio dos homens.

Para essa salvação, José e Maria são os grandes colaboradores do plano de Deus. José estava comprometido em casamento com Maria. Diante da descoberta da gravidez, José, por ser homem justo, pensa em duas alternativas: Afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora o pai, ou expor Maria às formalidades da Lei. Porém, não faz isso por estar convencido da virtude de Maria.

Na anunciação a José se faz uma completa apresentação de Jesus. Em primeiro lugar, afirma-se sua origem divina: vem do Espírito Santo. Depois, anuncia-se qual será sua missão, mediante o nome que seu pai adotivo lhe deu, a mando de Deus: Jesus significa “Deus salva”, e a missão de Jesus era, justamente, salvar o seu povo de seus pecados.

Diante dessa situação de José, o anjo se encarrega de esclarecer o acontecido. José recebe o anúncio do nascimento do menino em um sonho: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará seu povo de seus pecados”.

Em Maria, grávida, em José, homem justo no Senhor, podemos encontrar tudo o que Deus nos pede para que aconteça a salvação.

Fonte: CNBB

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump e a tentação constantiniana

Trump e a tentação constantiniana

Um artigo recente publicado na plataforma InfoCatólica (1) afirmou que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria convocado um “Terceiro

A voz que não se apaga (1)

A voz que não se apaga (1)

Lisboa, dezembro de 2024. No Parque das Nações, onde a Expo outrora prometeu um mundo sem fronteiras, ergue-se agora um cubo de vidro fumado. Dent

Rocha não está politicamente morto

Rocha não está politicamente morto

Não tenho procuração (nem quero) para defender o governador Marcos Rocha. Acho que já tem muita gente ganhando para fazer isso, mas se você acredita

Mendonça vs. Dino

Mendonça vs. Dino

Está formado o cabo de guerra entre André Mendonça e Flávio Dino, ambos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça mandou a Polícia Feder

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)