Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 - 18h09
.jpg)
Dentro da novena de Natal, é importante aprofundarmos o significado do nome Messias, profetizado por Isaias: Emanuel, que significa “Deus conosco”.
Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados).
No quarto domingo do Advento, a narrativa de Mateus procura explicar o nascimento de Jesus, que nasceu de forma misteriosa de Maria: o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Jesus faz parte da linhagem de Davi e de Abraão, com isso Mateus quer dar ênfase que Deus quer salvar os homens por meio dos homens.
Para essa salvação, José e Maria são os grandes colaboradores do plano de Deus. José estava comprometido em casamento com Maria. Diante da descoberta da gravidez, José, por ser homem justo, pensa em duas alternativas: Afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora o pai, ou expor Maria às formalidades da Lei. Porém, não faz isso por estar convencido da virtude de Maria.
Na anunciação a José se faz uma completa apresentação de Jesus. Em primeiro lugar, afirma-se sua origem divina: vem do Espírito Santo. Depois, anuncia-se qual será sua missão, mediante o nome que seu pai adotivo lhe deu, a mando de Deus: Jesus significa “Deus salva”, e a missão de Jesus era, justamente, salvar o seu povo de seus pecados.
Diante dessa situação de José, o anjo se encarrega de esclarecer o acontecido. José recebe o anúncio do nascimento do menino em um sonho: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará seu povo de seus pecados”.
Em Maria, grávida, em José, homem justo no Senhor, podemos encontrar tudo o que Deus nos pede para que aconteça a salvação.
Fonte: CNBB
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Torturador, estuprador e escravagista. É assim que muitos registros e análises críticas descrevem Zumbi dos Palmares, apesar da tentativa insistente

A Igreja não pode tornar-se um superpartido
A missão da Igreja é transumana transcendente e não pode ser reduzida a mais uma voz no debate partidárioA presença pública de responsáveis eclesiás

Na semana passada, uma vereadora de Porto Velho foi alvo preferencial de críticas ácidas nas redes sociais. Ela teria proposto um projeto de lei res
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)