Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Fala machista do presidente ignora qualidades da senhora Gleisi Hoffmann


Valdemir Caldas - Gente de Opinião
Valdemir Caldas

Uma coisa se não pode negar: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um otimista inveterado. E isso fica cada vez mais evidente à medida que se dispõe a falar pelos cotovelos, numa demonstração desnecessária de sua forma de encarar assuntos políticos.
Mesmo com a inflação acelerada, na casa dos 1,31% em fevereiro, maior patamar desde 2003, e uma dívida pública de 80,74% do Produto Interno Bruto (PIB), o presidente ainda encontra tempo e disposição para tirar brincadeiras sem graça, exceto, para os áulicos de plantão.

Depois de dizer que alterou a dieta e passou a comer ovos de pata e de ema em vez dos gerados por galinhas porque têm mais sustância, o presidente Lula disse que escolheu uma “mulher bonita”, Gleisi Hoffmann, para a Secretaria de Relações Institucionais, para melhorar a relação com o Congresso. Quer dizer, escolheu a senhora Hoffmann mais pela sua beleza do que mesmo pelas suas qualidades, ou seja, jogou na lata do lixo a trajetória politica da presidente do seu partido, além, é claro, de configurar uma fala extremamente machista, mas isso ninguém vê, nem seus “companheiros”, nem seus aliados, nem a mídia oficial.   

O presidente insiste em olhar para trás, enquanto assuntos importantes vão sendo relegados a um plano secundário. Durante a campanha eleitoral, Lula prometeu entregar picanha e cerveja, mas nem ovo de galinha conseguiu colocar na mesa da população. A humildade e a prudência, contudo, recomendam, ao presidente Lula, mais cuidado com a língua, para não correr o risco de dizer mais bobagens do que tem dito e, depois, virar alvo de memes e críticas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Suzane Richthofen na Netflix: o crime como espetáculo, o bem jurídico violado e o desrespeito às vítimas

Suzane Richthofen na Netflix: o crime como espetáculo, o bem jurídico violado e o desrespeito às vítimas

O caso Suzane von Richthofen à luz da mais nova série da Netflix suscita questões relevantes para o Direito Penal, para a Vitimologia, para a Polític

100% de água tratada – um sonho que se renova a cada eleição

100% de água tratada – um sonho que se renova a cada eleição

Em março de 2009, o então governador de Rondônia, Ivo Cassol, ao visitar uma obra de ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho, l

Sejamos ateus e comunistas!

Sejamos ateus e comunistas!

          Muitos brasileiros estão, de um modo geral, jogando fora todas as oportunidades que têm de ser felizes e mais abonados. Insistem em viver

Maio é mês de eleição para o Conselho Deliberativo do Ipam

Maio é mês de eleição para o Conselho Deliberativo do Ipam

No próximo mês de maio haverá eleição para a escolha dos membros do Conselho Municipal de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Munic

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)