Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Existirá, uma luz, no fim do túnel para os moradores de rua?


 Existirá, uma luz, no fim do túnel para os moradores de rua? - Gente de Opinião

Às vezes amanheço especialmente sensível, com o olhar muito mais disposto a captar pequenas coisas da vida, hoje (02-04) quando estava a caminho da rádio para mais um dia de trabalho às 4 horas da manhã, ao parar em um semáforo da cidade me peguei observando um casal que cruzou a minha frente carregando nas mãos apenas um papelão que provavelmente era sua cama de dormir, o que me chamou atenção foi o cuidado que aquele homem tinha com a sua companheira de jornada. Os dois estavam de mãos dadas, o cuidado um com outro era claro na aquele casal, havia algo de mágico e encantador na forma como caminhavam lentos e solidários um com outro.

Aquela cena doce e comovente ficou comigo nas horas seguintes, que me fez pensar em algumas perguntas: há quanto tempo eles estariam juntos? Por que as pessoas vão morar nas ruas? Sei que muitos já tiveram um lar, uma família, amigos, enfim.

Os moradores de rua estão pelas calçadas, dormindo em praças ou debaixo de viadutos, protegidos por papelões e barracas improvisadas. Sem endereço fixo, eles não têm almoços com a família aos domingos.

Entre os caminhos que percorro diariamente na cidade de Porto Velho, presencio inúmeras pessoas sentadas nas calçadas com um olhar distante, como se estivessem mirando o nada, vejo outras pedindo dinheiro no farol e muitas perambulando sem destino, falando palavras desconexas, talvez por estarem sob o efeito de algum entorpecente potencializado pela tristeza e solidão.

Mas o que leva, afinal, alguém a ter essa vida?

Sei que esse processo de exclusão envolve fatores estruturais como ausência de moradia, inexistência de trabalho e renda, dependência química, transtornos mentais, rompimento dos vínculos familiares, perda de todos os bens, entre outras situações. Aí eu te pergunto com a crise política que o nosso país passa, existirá, uma luz, no fim do túnel para os moradores de rua?

Fonte: Jean Carla

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A Volta das Maritacas políticas do Centro-Oeste: um Alerta para a Política do Distrito Federal

A esperteza dos falsos políticos do Distrito Federal é notória e preocupante. Essas maritacas parecem ter esquecido, ou preferem esquecer, das dezen

O preço da traição

O preço da traição

De todos os pecados mortais que, ao longo dos séculos vêm degradando a humanidade, existe um que, depois daquele beijo infame de Judas Iscariotes no

Covardia de quem mesmo?

Covardia de quem mesmo?

Covardia foi ter dito que não era coveiro quando inocentes estavam morrendo de Covid. Covardia foi dizer “e daí?” quando as pessoas estavam morrendo

O “cabidão” de comissionados

O “cabidão” de comissionados

No dia 2 de março de 2018, a juíza Inês Moreira da Costa, da 1ª. Vara da Fazenda Pública, determinou que a Câmara Municipal de Porto Velho exonerass

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)